Estudante de jornalismo, jalesense é selecionado para o Projeto Rondon


O estudante do 4º ano de jornalismo na Unifev, Michel Pena (foto), foi selecionado, nessa última terça-feira, dia 04 de dezembro, para o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. O aluno viaja, no mês de janeiro, para o sul do Estado do Piauí, acompanhado por dois professores da universidade e por outros sete alunos da instituição.
O processo de seleção dos Rondonistas, como são chamados, é divido em duas etapas: avaliação de currículo e, a segunda, atividades em grupo, onde os universitários demonstraram suas habilidades em atividades propostas pelos avaliadores do Projeto na Unifev.
A edição 2013 do Projeto Rondon, batizado de Operação Canudos, envolve 40 universidades e apenas duas são particulares, dentre elas a Unifev. No ano que vem, o objetivo é atender 20 municípios dos Estados do Piauí e Bahia. Michel viaja no dia 11 de janeiro e permanece em Campo Alegre do Fidalgo (PI), até o dia 27, com os outros universitários selecionados da instituição, além dos Rondonistas da UNB – Universidade de Brasília.
"Como cidadão e jornalista, preciso contribuir para o crescimento de outros cidadãos, através da informação e, encaro isso como uma obrigação. Fiquei muito emocionado por ser um dos selecionados e será uma oportunidade de ajudar a população dessa comunidade com tudo o que aprendi até hoje nas diversas ações voluntárias das quais participei", disse Michel Pena.
De acordo com o Senso 2010 do IBGE, Campo Alegre do Fidalgo possui 4.693 habitantes e está localizado no semi árido da Caatinga nordestina. A cidade tem receita anual estimada em R$ 7 milhões e a população, em sua maioria, conta com apoio de programas do Governo Federal como o Bolsa Família.
Michel Pena, além de estudante, é apresentador do Rádio Jornal, na Rádio Moriah FM há três anos, apresentador do programa Debate Livre na TV Unifev e também assessor geral do Legislativo, na Câmara Municipal de Jales.
O Projeto
– O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Ele é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis. As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Comentários