Consu da UFTM aprova doação de área para implantação de campus da instituição em Iturama

Doação da área foi feita pela família do deputado federal Aelton Freitas e irá possibilitar a expansão da universidade em Iturama
O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) aprovou por unanimidade a doação de área feita pela família do deputado federal Aelton Freitas (PR/MG) para a construção da extensão da universidade em Iturama.
"Oferecemos esta área para a construção no campus da UFTM em Iturama, dentro do projeto de expansão da universidade. No primeiro momento estamos doando uma área de 54.000 m
2 e em um segundo momento serão mais 36.000 m2, área está doada pela família de Carlos Rezende, totalizando 90 mil m2, para a construção do campus. A área fica na futura avenida Antônio Baiano e o Consu deliberou favoravelmente pela aceitação da área doada", afirma Aelton Freitas.
Segundo o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Jr, a área de mais de 50 mil m
2, recebida pela universidade, através do Conselho Universitário, é suficiente para a instalação de um número significativo de cursos em Iturama. "O passo seguinte é preparar um projeto e submetê-lo ao Ministério da educação e levar ao Conselho Universitário a proposta de criação de cursos, que é quem delibera em última instância. Este trâmite dentro da universidade deve acontecer em 2013 e estamos aguardando por parte do MEC a liberação de um conjunto de vagas docentes e de técnicos administrativo, assim como investimento de capital que vão nos permitir iniciar o processo de construção de nossa sede em Iturama", afirma o reitor.
O parlamentar comemora a aceitação da doação da área de sua família para a implantação do campus da UFTM em Iturama. Há anos que Aelton Freitas trabalha pelo crescimento da instituição. Enquanto senador da República, Aelton conseguiu transformar a então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em universidade federal, em ação recorde de apenas três dias para aprovação, sendo que normalmente isso leva anos para se concretizar. Na época, o relatório que produziu foi utilizado para a criação de diversas universidades no país e que teve aprovação do todas as comissões da Casa envolvidas no processo.
"Fizemos a transformação da UFTM o que já valeu o meu mandato, mas deixei criado no relatório, com proposta de criação de campus da universidade em Iturama, Frutal e Araxá, com implantação de três a quatro cursos âncoras, todos voltados para vocação regional de cada um dos municípios. Este é um sonho em que estamos trabalhando para ver concretizado em todos estes municípios", observa Aelton Freitas.

Comentários