Tecnóloga Bruna, da Fatec Jales, expõe trabalho na 6ª Feteps em São Paulo

Cerca de 26 mil pessoas visitaram a 6.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), onde foram exibidos 256 trabalhos de mais de mil estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de 25 de alunos de instituições internacionais.
A Feteps foi realizada no período de 23 a 25 de outubro de 2012, na Expo Barra Funda, em São Paulo, espaço para demonstração e socialização de projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências bem-sucedidas das Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza.
A tecnóloga Bruna Martins Nunes (foto), da Fatec Jales, apresentou um trabalho orientado pela profª Drª Gláucia Alvarez Tonin, sob o título "Destilação Artesanal de Óleo Essencial de Eucalipto", focando a alternativa para a utilização das folhas de eucalipto descartadas, para a produção de óleo na propriedade rural, através da confecção de um destilador artesanal, que utiliza materiais recicláveis.
A espécie utilizada para obter o óleo foi o Corymbia citriodora (E.citriodora), devido ao alto teor de óleo nas suas folhas. O método utilizado foi a destilação da água, que foi avaliado pela sua funcionalidade e pela proporcionalidade entre a quantidade de folhas usadas e a produção de óleo bruto, medindo, desta forma, sua funcionalidade.

Comentários