Nenê do Petshop e Macetão buscam recursos para melhorar Centro de Zoonoses de Jales

Atendendo a um pedido de Fagner Amado Pelarini (PRB), o Nenê do Petshop, que obteve 678 votos no pleito de outubro, como candidato a vereador, o presidente da Câmara Municipal Luiz Henrique Macetão Viotto, solicitou ao deputado estadual Feliciano Filho (PEN), recursos financeiros para garantir melhorias ao Centro de Zoonoses de Jales, ligado à Secretaria Municipal de Saúde. O encontro aconteceu entre os dias 6 e 8 de novembro.
De acordo com Macetão, a verba se faz necessária para dar continuidade ao trabalho do Centro, como por exemplo, o efetivo controle de doenças transmissíveis aos humanos, prevenção de acidentes envolvendo animais criados soltos nas vias públicas da cidade, sentimento de que devem ser empreendidos esforços mais eficazes e imediatos na proteção e oferecimento de uma melhor qualidade de vida para animais em situação de risco, em especial os de pequeno e médio porte.
Feliciano Filho acatou o pedido e disse que vai trabalhar para incluí-lo no Orçamento Anual de 2013. "Trabalharei para garantir os recursos que viabilizem a compra de equipamentos e talvez a construção de um centro cirúrgico adequado e necessário para a implantação de programas de castração de cães e gatos na cidade de Jales".
Segundo o agente de zoonoses, Benedito Gonçalo Queiroz, o Centro de Zoonoses necessita de um centro cirúrgico equipado e que possibilite um trabalho eficaz de toda a equipe. "Começamos fazer, modestamente, a castração de cães e gatos, mas precisamos construir nosso centro cirúrgico, adequado e equipado para promovermos esse trabalho tão importante. Fico feliz em saber que o deputado Feliciano Filho vai se empenhar em conseguir os recursos necessários para esse fim".
Além dos R$ 120 mil, Macetão pediu a viabilização de mais R$ 100 mil que serão utilizados para obras de readequação da sede do Centro de Zoonoses que hoje funciona em local anexo ao Recinto da Facip. "Esse recurso é um pouco mais complicado porque dependemos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, mas também tomarei as devidas providências para tentar incluir o pedido de recursos no orçamento de 2013", disse o deputado.
Macetão aproveitou a oportunidade para lembrar que "quem tem animais de estimação se envolva neste trabalho do Centro de Zoonoses e colabore, não abandonando seus bichos na rua, evitando abandono. Se você não tem condições de cuidar dos filhotes, opte pela castração do animal. Somente com o envolvimento de toda a sociedade, haverá um ambiente melhor para se viver e os animais domésticos terão mais qualidade de vida".

Comentários