Hospital de Câncer de Barretos inaugura Instituto de Prevenção em Fernandópolis (SP)

Com o intuito de disseminar a cultura da prevenção e câncer e de melhorar o diagnóstico precoce na região de São José de Rio Preto e Araçatuba, o Hospital de Câncer de Barretos inaugura na próxima sexta-feira (23/11), às 10 horas, o Instituto de Prevenção "Gulia Marzola Faria" em Fernandópolis (SP). A unidade atenderá 95 municípios e realizará, primeiramente, exames preventivos de mama.
O prédio, que tem 3.012 m2 de área construída, conta com salas para exames, consultórios, centro cirúrgico para pequenas cirurgias e biópsias, além de equipamentos como mamógrafo digital, ultrassom e mesa de estereotaxia. A capacidade de atendimento do centro é 50 mamografias e 40 ultrassons por dia, e 20 biópsias por semana.
A segunda etapa do projeto, que ainda não tem previsão de ser finalizada, visa à construção de uma estrutura que permita que se faça a prevenção de câncer de próstata, colo do útero e digestivo alto e baixo.
História do Departamento de Prevenção
– O início deste trabalho surgiu no ano de 1994 com o intuito de melhorar o diagnóstico precoce de câncer na região, pois os casos que chegavam até essa instituição, principalmente aqueles relacionados a mama e colo de útero, encontravam-se quase sempre em estágio avançado. A estratégia adotada consistia em uma busca ativa de mulheres para fazerem os exames preventivos de câncer em seus domicílios ou em locais próximos. O Hospital ia até a residência dessas mulheres, na periferia de Barretos, para a realização de exames preventivos de Colo Uterino.
Essa atuação trouxe resultados positivos: do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estadiamento inicial - período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana de Barretos.
O projeto cresceu, ganhou uma estrutura elaborada e começou a atuar não somente em Barretos, mas em outras regiões do país, realizando assim, um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina. Atualmente, o Hospital de Câncer de Barretos possui seis unidades móveis (ônibus e carretas adaptadas) e quatro unidades fixas (Barretos, Juazeiro, Bahia e Fernandópolis).
As unidades móveis realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos na população. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais.
Para poder atuar de maneira eficiente e especializada, as unidades móveis de prevenção realizam diferentes tipos de exames e vão a diferentes localidades do país. Algumas unidades realizam exames preventivos de câncer de mama e colo uterino (Unidades I, II, IV, V e VI) e outras efetivam exames preventivos de pele, próstata e colo uterino. (Unidade III).
Em 2011, por meio de todas as unidades de prevenção, o Hospital de Câncer de Barretos realizou 131.505 atendimentos , todos 100% SUS na população alvo de 7 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiânia, Rondônia e Bahia).

Comentários