Casa da Criança encerra as atividades da “guarda mirim” Casa da Criança encerra as atividades da “guarda mirim” Casa da Criança encerra as atividades da “guarda mirim” e expõe motivos em audiência pública na Câmara Municipal

A presidenta da Casa da Criança de Jales, Aparecida Eva de Lima, a assistente social, Bia Bueno, e a assistente administrativa, Débora Luchese, estiveram presentes na Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal, realizada na noite de segunda-feira, dia 19 de novembro, para expor os motivos do encerramento das atividades do Projeto Educando Aprendiz, mais conhecido como "guardinha mirim", iniciado pela entidade em 1977.
Representantes de entidades constituídas, o representante do Poder Judiciário, Tevaldi Luiz Sangaleti, o presidente da ACIJ, Alexandre Alves Rensi, pais de ‘jovens aprendizes’, os vereadores Aracy de Oliveira Murari Cardoso, José Roberto Fávaro, Luís Especiato, Luiz Henrique Viotto, Rivelino Rodrigues e Sérgio Nishimoto, além de funcionários da Câmara Municipal de Jales, que também estiveram presentes na audiência realizada no Plenário Presidente Tancredo Neves.
De acordo com a assistente social Bia Bueno, a decisão de encerrar as atividades do projeto é prudente e sensata, já que não existe a possibilidade de executar o programa de aprendizagem conforme as exigências da Portaria nº 723/2012, do Ministério do Trabalho e Emprego. "Nossa instituição não possui recursos financeiros que permitam manter os serviços que eram oferecidos com a garantia da qualidade que sempre priorizamos. Hoje, não temos condições de adequar nosso programa Jovem Aprendiz à Portaria, portanto teremos, infelizmente, que sair de cena".
A Portaria Federal criou o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional, determinando que a carga horária mínima teórica de um programa de aprendizagem seja calculada com base na carga horária de um curso de nível técnico teórico correspondente. Em caso de não existir tal curso, as horas destinadas à teoria na entidade devem somar no mínimo 400 horas. "Dessa forma, não teremos recursos suficientes para dar continuidade ao atendimento a jovens em conformidade com as determinações estabelecidas pela Educação, já que precisaríamos contratar profissionais capacitados, adquirir material didático, pedagógico e equipamentos para oferecermos aulas teóricas de qualidade", disse a presidente da Casa da Criança, Aparecida Eva.
"Acompanhei todo o processo de criação da Casa da Criança, sua construção e vi o primeiro grupo sair dali com suas caixas de engraxate nas mãos. É muito triste constatar que isso tudo está acabando e que o projeto que ajudou na formação de milhares de adolescentes está chegando ao fim. O que nos conforta é sabermos que vamos dar continuidade ao nosso trabalho de outra forma, trabalhando os problemas sociais e de comportamento de base. A Casa da Criança, em 2013, irá focar na cultura e não mais na empregabilidade", explicou.
Segundo as representantes da entidade, a Casa da Criança tem uma grande preocupação social com os jovens jalesenses, que na companhia de seus pais, buscam na instituição uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. "Sempre procuramos ensinar cada um dos nossos adolescentes a conquistarem seu espaço com educação, respeito e dedicação, que são os passos primordiais para a formação de um cidadão digno", finalizou a assistente social, Bia Bueno.
Na deliberação final da audiência, ficou aprovado por unanimidade, encaminhar um documento aos legisladores federais e demais autoridades envolvidas com o assunto, demonstrando o descontentamento da população jalesense com as novas regras e que culminam com o encerramento do Projeto Educando Aprendiz em nossa cidade.

Comentários