Polícia Ambiental realiza operação e fecha empresa clandestina de argamassa

 Na manhã desta terça-feira 30 de outubro, a Polícia Militar Ambiental realizou a Operação Ouro Branco e flagrou, por volta das 08h00, atividade minerária ilegal voltada à extração de areia na calha do Córrego Boa Vista, área rural do município de Votuporanga-SP.
A atividade era realizada com auxílio de um trator sem qualquer licença ambiental exigível, de modo a causar significativo impacto ao meio ambiente, tal como alterar o curso d’água natural do rio, degradar as margens do citado córrego e respectiva mata ciliar nativa, além de promover o assoreamento do manancial em questão.
Com a ação policial foi possível constatar que a areia retirada ilegalmente do manancial era destinada a uma empresa localizada no interior da propriedade rural, a cerca de oitenta metros do ponto de extração, sendo a areia utilizada como matéria-prima para fabricação de argamassa de construção civil.
Já no interior do empreendimento, notou-se que a areia era extraída em escala industrial com o auxílio de outros dois tratores e que a atividade era operada em três frentes, cada qual com seu responsável e respectivos funcionários.
Sendo assim, foram lavrados sete autos de infração ambiental, que somam R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), sendo apreendidos todos os tratores (estes retidos na sede da Polícia Ambiental de Votuporanga) e maquinários, além de advertências para regularização do empreendimento e reparação dos danos ambientais verificados.
Os fatos configuram crime ambiental e seus autores poderão ser condenados a pena que chega a um ano de detenção.

Comentários