Falta de decoração natalina revolta comerciantes e lojistas

Os empresários do centro da cidade estão indignados com a decisão da Prefeitura de Jales de não fazer a decoração natalina este ano e ameaçam tomar uma atitude radical, deixando para pagar seus impostos só no início do ano, quando começa a nova administração.
O presidente da Associação Comercial e Industrial, Alexandre Rensi, disse que vários comerciantes estão justificando esse comportamento de desobediência civil por considerarem que "a Prefeitura também radicalizou, dizendo que simplesmente não haverá decoração natalina este ano".
A Associação distribuiu nota explicando que a informação da Prefeitura foi transmitida através de contatos com o Chefe Gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito, Luis Fernando Rosalino.
A nota afirma que "por diversas vezes a ACIJ questionou a Prefeitura Municipal sobre a decoração, considerando que no ano anterior a mesma foi instalada e projetada para que este ano houvesse um aumento dos espaços públicos decorados", e acrescenta que "cientes de que não é da competência da ACIJ, pois os espaços são públicos, nossa entidade se ofereceu para arcar com parte dos custos da decoração, conforme aconteceu no ano passado".
Concurso de vitrines
– A nota termina afirmando que "diante da absurda posição do executivo local, só nos resta lamentar, porém a ACIJ ainda busca uma cidade mais bonita, e para isso está promovendo um Concurso de Decoração de Fachadas e Vitrines, com premiação em dinheiro aos associados que decorarem suas empresas nesta época natalina".
Rensi explicou que o incentivo maior para o concurso é uma forma de compensar um pouco essa ausência do Executivo na decoração. Para a premiação, as lojas serão divididas em três categorias: as com até cinco metros de fachada, com dez metros e acima de dez metros.
Para decorar sua loja o empresário precisa se inscrever na ACI, no período de 1º de novembro a 12 de dezembro. Uma comissão formada por arquitetos, decoradores e outros profissionais deverá ser constituída para visitar as lojas e dar uma nota para cada decoração. Essa avaliação será feita em poucos dias, para que as lojas vencedoras possam ser anunciadas antes do Natal.
Rensi disse que alguns empresários chegaram a solicitar que a ACIJ assumisse a decoração das ruas, mas a associação não pode interferir nos espaços públicos e mesmo que pudesse, ela representa os associados e não todos os comerciantes, o que seria injusto para quem faz parte da entidade.

Comentários