Pedágio Ambiental mobiliza alunos e comunidade pelo Dia da Árvore


Alunos da E.E Dr Euphly Jalles, participaram, no dia 22 de setembro, de um pedágio ambiental que consiste na entrega de mudas de árvores frutíferas e de flores para motoristas e pedestres no centro da cidade. Tal atividade faz parte de um projeto permanente alusivo ao Dia da Árvore e a chegada da Primavera, desenvolvido pela educadora Daisy Aparecida Romagnoli de Moraes Andrade..
O projeto, desenvolvido há mais de 10 anos, conta com total apoio da Diretora da Escola, professora Silvia Vila Rios, da Professora Coordenadora Pedagógica, Ana Paula Iglécias Ide e da parceria da SABESP através de seu Gerente Regional – Divisão de Jales, Gilmar Rodrigues de Jesus e da assistente Silvânia Nogueira, que fazem questão de participar junto aos alunos da entrega das mudas.
Questionada sobre os objetivos do projeto, a educadora explica: "são grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente. Os alunos podem ter nota 10 nas provas, mas ainda assim, podem jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. A minha proposta é, dentro das condições concretas da escola, contribuir para que eles percebam que podem contribuir para a reconstrução e gestão coletiva de alternativas de produção da subsistência de maneira que minimize os impactos negativos no meio ambiente. Em relação aos problemas ambientais, sei que meu projeto é pequeno, mas tenho como motivação o beija-flor da metáfora da solidariedade do saudoso Betinho, que tentava apagar o fogo na floresta com as gotas que conseguia carregar através de grande esforço, fazendo a sua parte", concluiu a educadora.

Comentários