Operação “ Visibilidade pontual ” realizada pela Polícia Ambiental

Nesta quarta-feira, 5 de setembro, o 4º Batalhão de Polícia Ambiental, através da 1ª Companhia de Polícia Ambiental, realizou a operação " Visibilidade pontual " com vistas a crimes ambientais em Rio Preto e região. O Capitão PM Milton Fábio Busquim Zanini, Comandante da 1ª Cia PAmb coordenou a Operação durante todo o seu transcurso, contando com o apoio do 1º Tenente PM Luiz Antônio Vaserino, Comandante do 2º Pelotão de Polícia Ambiental - Catanduva.
A Operação teve como objetivo principal intensificar o policiamento preventivo e ostensivo na região, com vistas às pessoas que praticam os delitos de caça e pesca predatórios, posse e porte ilegal de arma de fogo, dentre outros. Foram empregados 46 policiais militares ambientais, 18 viaturas operacionais e 10 embarcações.
Os policiais fiscalizaram os rios Grande, Turvo e Tietê, sendo beneficiados 12 municípios com o patrulhamento ambiental: São José do Rio Preto, José Bonifácio, Catanduva, Novo Horizonte, Icém, Orindiúva, Paulo de Faria, Ubarana, Zacarias, Adolfo e Sales.
O resultado desse esforço foi positivo, sendo registrados 15 Boletins de Ocorrência Ambiental, 07 vistorias ambientais em 06 propriedades rurais, 89 pessoas abordadas e revistadas, 31 embarcações vistoriadas, apreensão de 27 redes de pesca, totalizando 891 metros de redes e 01 tarrafa, 95 quilos de pescado, 02 embarcações e 02 motores de popa, gerando a elaboração de 06 Autos de Infração Ambiental, totalizando R$18.300,00 em multa.
Na região de Catanduva, no rio Turvo, 06 infratores foram surpreendidos praticando pesca predatória embarcada, a julgar pela quantidade de redes que utilizavam (391 metros) e dimensões do rio. Os autuados, pescadores amadores que utilizavam petrechos proibidos, receberam como punição multas no valor  de R$2.880,00, cada uma, além de terem os 94 kg de peixes (dourado e curimbatás), embarcação e motor-de-popa apreendidos pelo policiamento ambiental. Os peixes foram doados às instituições de caridade de Catanduva e região, além do barco e do motor.  
A Polícia Militar concita as pessoas que denunciem os crimes ambientais através do Disque Meio Ambiente 0800 11 35 60, ou para maiores informações o setor de Comunicação estará à disposição pelo telefone (17) 3234-3833, ramal 205, ou pelo e-mail 4bpambp5@policiamilitar.sp.gov.br.

Comentários