Morte no trânsito

Dr. Altair Ramos

Estudos da Organização Mundial da Saúde estimam que 1,3 milhão pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito e 50 milhões ficam feridas no Mundo, anualmente. A principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos são os acidentes de trânsito. Por isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu o período de 2011 a 2020, como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito".
Dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde mostraram que 40.610 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil, em 2010, e foram registradas 145.000 internações no SUS, decorrentes de acidentes no trânsito (Portal da Saúde, 04/11/2011). O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Os acidentes de trânsito com vítimas fatais (homicídio culposo praticado na direção de veículo automotor) já matam mais que os homicídios dolosos, em oito estados brasileiros, entre eles está São Paulo, conforme levantamento do IBGE (O Estado de São Paulo, 05/09/2010, pág.C1).
Em Jales, ocorreram 372 acidentes de trânsito com vítimas, ocasionando a morte de seis pessoas e ferimentos em 456, em 2011. No período de janeiro a agosto de 2012, aconteceram 247 acidentes de trânsito com 12 mortes e 320 feridos. Os acidentes que causaram essas mortes, ocorreram nas rodovias que cortam o Município de Jales (15 mortes) e nas vias urbanas (3 mortes), nos períodos citados (fonte: Polícia Civil).
No Brasil, os acidentes de trânsito com vítimas já podem ser tratados como "problema de saúde pública" ou como uma verdadeira "guerra", devido ao número de mortes e de pessoas feridas, dentre as quais muitas ficam mutiladas ou inválidas, e que têm como ingredientes principais a imprudência e a sensação de impunidade dos motoristas causadores dos acidentes. O custo social, em razão dos acidentes de trânsito, é elevado, pois são gastos bilhões de reais todos os anos.
Vale lembrar que a frota de Jales é de 35.059 veículos (fonte: DENATRAN) e a população de 47.012 habitantes (fonte: IBGE), portanto, há um veículo para 1,34 habitante. No ano de 2011, foram registrados 1694 veículos novos na CIRETRAN de Jales. No período de janeiro a agosto deste ano, o número de veículos novos registrados chegou a 1062. Consequentemente, com mais veículos em circulação, o tráfego intenso é inevitável, além da dificuldade para se encontrar uma vaga para estacionar, do aumento da poluição do ar e sonora (especialmente nas grandes cidades) e do aumento dos acidentes de trânsito.
A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (artigo74 do Código de Trânsito Brasileiro). Em Jales, a Prefeitura Municipal e a Polícia Civil realizam campanhas educativas de trânsito, como uma das formas de reduzir o número de acidentes, a mais eficaz segundo alguns especialistas no assunto, em parceria com a ACIJ, Imprensa, Secretaria Municipal de Educação, escolas particulares, Diretoria Regional de Ensino, clubes de serviço. Este ano será realizado pela décima vez a Campanha Educativa de Trânsito, durante a Semana Nacional de Trânsito, que é comemorada de 18 a 25 de setembro.
Espera-se que, com as campanhas educativas, todos possam refletir sobre as graves consequências dos acidentes de trânsito e, com base na educação e no respeito, contribuir para um trânsito harmônico e seguro.Dr. Altair Ramos Leon é Delegado de Polícia em Jales

Comentários

  1. Parabéns ao Dr. Altair Ramos Leon, que há muito tempo promove a educação no Trânsito, única e eficaz maneira de conscientizar de maneira verdadeira o cidadão.

    A.A.

    ResponderExcluir

Postar um comentário