Karatecas conquistam 48 medalhas e o vice em torneio interestadual


No domingo, 23 de setembro, os karatecas de Jales, Urânia, Estrela D’Oeste e Santa Salete, da Associação de Judô e Karatê Jalesense, participaram do 1° Torneio Interestadual de Karatê realizado no Ginásio Municipal de Esportes "Izidoro Vieira", em Santa Mercedes, região oeste do estado, das 8 às 17 horas, obtendo 48 medalhas e 5 troféus nas modalidades kumitê (luta), katá (coreografia de luta) e katá em equipe.
O torneio contou com a participação de 330 atletas de várias cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, representando 16 delegações. Os atletas da Associação de Judô e Karatê Jalesense representaram a cidade de Urânia, por ter a prefeitura daquele município cedido um ônibus para o transportes dos atletas até Santa Mercedes.
Os campeões e medalhistas de ouro foram: Diego Pimenta (kumitê), Luis Eduardo Silva (kumitê), Igor Gabriel Reis (katá), Deivid dos Santos (2 – kumitê e katá), Luis Felipe Gavioli (kumitê), Jhonata Zago (kumitê), Itamara Pires (kumitê), Mykaela Machado (kumitê), Carolaine Cristina Santos (kumitê), Lucas Shikuma (katá), Luan Shikuma (katá), Clylson Fernandes (katá), além do próprio Sensei Edson (2 - kumitê e katá).
As medalhas de prata foram conquistadas por: Diego Pimenta (katá), Percival Ramos de Oliveira (katá), Nilton Roberto Filho (katá), Etyara Augusto (2 – kumitê e katá), Guilherme Souza Toledo (2 - kumitê e katá), Pedro Bonesi (kumitê), Lucas Gil (kumitê), Fernanda Yoshida (kumitê), Renata dos Anjos (kumitê), Kauan Rangel (kumitê) e Bruno Eidy (kumitê).
As medalhas de bronze foram conquistadas por: Percival Ramos de Oliveira (kumitê), Igor Reis (kumitê), Yago Henrique (kumitê), Douglas Santos (2 – kumitê e katá), Carolaine Cristina Souza (katá), Murilo Cambuy (kumitê), Luiza Ferreira (kumitê), Aylla Oliveira (kumitê), Leyriane More (kumitê), Karolin Cardoso (kumitê), Kauan Pereira ( katá), Felipe Rosales (2 - kumitê e katá), Bruno Eidy (katá), Lucas Shikuma (kumitê), Luan Shikuma (kumitê), Clylson Fernandes (kumitê) e Diego Rosales (kumitê).
Os troféus foram obtidos por Etyara Augusto, Lucas Shikuma, Luan Shikuma, Bruno Eidy e pelo Sensei Edson na categoria katá em equipe. Com o resultado, os karatecas da região conquistaram ainda o troféu de 2ª melhor delegação do torneio. O professor enalteceu a conquista de seus alunos lembrando que a participação em competições é uma ótima maneira de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.
"No karatê existe o início, o meio e a continuidade", comenta o professor referindo-se ao fato que os praticantes do karatê devem sempre buscar evoluir em suas técnicas. "Como professor sempre tenho a preocupação em evoluir nesta arte marcial, buscando aprimorar meus conhecimentos seja com a participação em competições, seja com a participação em cursos", observa também Sensei Edson que participou como atleta do Campeonato Brasileiro na cidade de Fortaleza/CE no final de semana de 14 a 16 de setembro, onde obteve a 5ª colocação entre 38 atletas de todo o Brasil na categoria katá senior. "O professor que não busca a evolução de seu karatê não tem como manter a continuidade na evolução do karatê de seus alunos", enfatiza.
Sensei Edson lembra mais uma vez que o karatê está de braços abertos também àqueles que desejam apenas praticar um esporte para condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições.

Comentários