Santa Casa de Jales realiza procedimento de captação de órgãos para doação


A equipe de médicos, enfermeiros e técnicos em
enfermagem registraram o momento após a cirurgia
A Santa Casa de Jales realizou na manhã de terça-feira, dia 14 de agosto, mais um procedimento de captação de órgãos para transplante. É a segunda vez que um procedimento como este é realizado no hospital desde sua fundação, há 54 anos.
Um exame de Doppler Intracraniano detectou a morte encefálica do jovem de Paranaíba (MS), Hiroshi Kawakita Oliveira, de 19 anos, no dia 14 de agosto. O hospital entrou em contato com a família, que, consciente de sua responsabilidade social, autorizou a doação dos órgãos. "Se meu filho ainda pode contribuir, mesmo depois da morte, com seus órgãos, salvando vidas, então é isso que vamos fazer", disse o pai do garoto, Nilson Resende de Oliveira.
Uma equipe de São José do Rio Preto, composta pelos médicos Dr.Paulo César Arroio, Dra.Fabiana Barão e pelo enfermeiro Marcos Moraes, foi acionada pela Central de Doação de Órgãos do Hospital de Base para realizar o procedimento de retirada dos rins, fígado e córneas.
Segundo informações do Hospital de Base (HB), um rim foi encaminhado para Botucatu e o outro para Ribeirão Preto, o fígado ficou em São José do Rio Preto e as córneas estão armazenadas no HB até a definição de seu destino.
Para o provedor da Santa Casa, José Pedro Venturni, o nobre gesto da família revela um avanço no que diz respeito à conscientização das pessoas. "Foi um gesto muito bonito e humanitário desta família que, mesmo abalados diante da morte de um filho, ainda pensaram no próximo, em salvar outras vidas com essa importante doação", disse.

Comentários