FolhaGeral

Pesquisa
A pesquisa divulgada na quinta-feira, 22 de agosto, feita nos dias 18 e 19 de agosto, pela Preview Consultora de Marketing, Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda (registrada no TRE-SP de n° SP-0338/2012), e que deverá estar nas capas dos jornais locais neste final de semana, é liderada pela candidata Nice Mistilides (PTB) com 49% das intenções de voto. Em segundo vem o candidato do DEM, Flá Prandi com 23% das intenções e por fim, Clóvis Viola (PPS) que aparece com 4% da preferência dos eleitores. A margem de erro é de 5.5% para mais ou para menos e foram ouvidos 330 eleitores acima de 16 anos.
Ausentes
A divulgação dos dados seria mais interessante se o índice de votos nulos e brancos ( quando o eleitor não vota em nenhum dos candidatos) e o de indecisos inseridos. Também deveria ser inserida na divulgação, o índice de rejeição dos candidatos a prefeito.
Dados oficiais
Segundo dados divulgados pela Justiça Eleitoral, em 2008, o município de Jales tinha 36.811 eleitores aptos. No pleito daquele ano (fato que deve-se levar em consideração) 6.772 eleitores ou 18,40% dos aptos se abstiveram em votar, perfazendo um total de 30.039 (81,6%) de comparecimento às urnas. Votaram em branco 1.384 (4,61%) e anularam o voto 1.343 (4,47%) eleitores. Houve naquela eleições 27.312 votos nominais (nos candidatos). O Município de Jales tem 37287 eleitores aptos para votarem em 7 de outubro. Ressalvando claro, aquele que já deixou o plano terreno.
Subterrâneo
Diante as promessas que se ouve por aí neste período eleitoral, as "raposas" lá do botequim da vila estão se divertindo e achando que não vai demorar muito e alguém vai apresentar projeto de um metrô com inicio no viaduto Antonio Amaro e parada final lá perto do HC. Depois que prometeram a construção dois viadutos para favorecer a população com uma injeção de quase R$ 7 milhões na economia jalesense, a utopia em oferecer ao povo um metrô não fará diferença?
Terra de ninguém
Quinta-feira (23), por volta 17 horas, um caminhão baú de entrega estacionado irregularmente na rua XV de novembro, no IV Centenário, impedia a passagem de veículos no sentido rua das Palmeiras avenida João Amadeu e vice-versa. Claro que, quem estava sendo impedido de passar chiou. O pior é que, pessoas que bebericavam sentadas na calçada do boteco ali existente, mesmo vendo o motorista transgredir gravemente as regras de trânsito, nada disseram, saíram em defesa dele sob a alegação que "ele está trabalhando". Aliás, ao perceber que a placa do veículo estava sendo anotada, aproveitando o "apoio" que estava tendo da turma do boteco, o motorista ironizou e até ofereceu seu CPF. Ora, ora, para fazer entrega nos estabelecimentos comerciais na área central ou na periferia, o motorista "mesmo trabalhando" precisa cumprir as regras do trânsito e não se achar dono delas e estacionar incorretamente. Só a autoridade não vê o tanto de transgressões que acontecem diariamente no trânsito local. Estamos entregues às traças.
Só conversa
Durante 7 anos 7 meses e 25 dias completados hoje, o município foi administrado e será até 31 de dezembro pelo PT. Muito se ouviu falar nesse período em se trazer para Jales a extensão de uma universidade federal. Pois é, só ficou na conversa e da conversa não sairá. Enquanto isso, ali do outro lado do rio Grande, nas bandas mineiras, a cidade de Iturama poderá receber a extensão de um campus da UFTM. E olha que o deputado e o prefeito de lá não são do PT.
Só falta a lona
Para o eleitor, na campanha em curso na cidade de Jales está acontecendo de tudo. E é só alegria.
Assim seja
O presidente da OAB de Jales, Aislan de Queiroga Trigo, disse que o debate, realmente, preencheu as expectativas dos organizadores, pois todos esperavam que o mesmo fosse realizado de forma produtiva e esclarecedora, contribuindo para que o eleitor conheça mais os seus candidatos. "O eleitor, segundo ele, já não se deixa enganar com facilidade e busca informações, como essas que debates como este oferecem".
Aprovadas
Com parecer favorável e com recomendações e determinações, o Tribunal de Contas do Estado – TCE-SP, aprovou as contas do exercício de 2010 da Prefeitura Municipal de Jales e, consequentemente do prefeito Humberto Parini e do vice Clóvis Viola
Logo, logo
Na sexta-feira, 17 de agosto, foram conclusos ao ministro Joaquim Barbosa, após decorrido o prazo sem que fossem prestadas as informações solicitadas ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio do Ofício de nº 4107/SEJ, os autos da reclamação 12247, com pedido de medida liminar, ajuizada pelo prefeito Humberto Parini, em agosto do ano passado, contra decisões da 4ª Vara Cível de Jales (SP) e da 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Segurando
Em agosto de 2011, foi decretado a suspensão dos direitos políticos do prefeito Humberto Parini em ação por ato de improbidade administrativa, que segundo alegou, sem trânsito em julgado, uma vez que o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ainda pendia de recurso. Em 10 de agosto de 2.011, o Ministro Ricardo Lewandowski deferiu a liminar "requerida para suspender os efeitos das decisões reclamadas, sem prejuízo de ulterior análise da questão trazida à minha apreciação, até o julgamento de mérito desta reclamação" e manteve o prefeito Humberto Parini no cargo.
Reiterou
Em junho passado, atendendo um pedido do Ministério Público Federal, o ministro relator determinou que fosse reiterado o pedido de informações ao juiz da 5ª Câmara de Direito Público do TJSP.

Comentários