“Doutores da Trapalhada” promovem festa do cachorro-quente na quinta-feira, dia 26

"Doutores da Trapalhada" divertem
pacientes na Santa Casa
Os "Doutores da Trapalhada", que comemoram nesse mês, 6 anos de trabalho voluntário em hospitais, alegrando e divertindo pacientes de todas as idades, através da iniciativa dos jovens Rafael Miguel e Lucas Coelho, promovem nessa quinta-feira, dia 26 de julho, a I Festa do Cachorro Quente.
O evento será realizado a partir das 19 horas no salão do Nipo Jalesense, na rua 14 n° 2427 (próximo ao AME), em Jales. A renda obtida na festa será revertida para a compra de maquiagem artística, objetos alegóricos e confecção de roupas. As fichas que dão direito a um cachorro quente no evento estão sendo vendidas até a próxima quarta-feira, 25 de julho, na Banca do Edú, localizada na praça João Mariano de Freitas (praça do Jacaré).
Para quem ainda não conhece as atividades desenvolvidas pelos "Doutores", o grupo realiza semanalmente visitas à Santa Casa de Jales e ao Hospital do Câncer de Barretos – Unidade III - Jales, minimizando o sofrimento dos internados e familiares, com o tratamento do riso. Pode até parecer brincadeira, mas dar boas gargalhadas diante de situações que causam dor, como quebrar uma perna, pode amenizar o desconforto.
Segundo o escritor inglês R.Holden, uma pesquisa chamada "Os efeitos do riso e do relaxamento na resistência à dor e o desconforto", publicada em 1987, no Journal of Behavioral Medicine (Jornal de Medicina Comportamental),descrevendo duas experiências feitas para testar a teoria de que o riso pode diminuir a dor, concluiu que a resistência ao desconforto foi maior nos voluntários induzidos ao riso. Rir, ao contrario de uma simples distração, reduz a sensibilidade à dor, o que sugere que a técnica pode ser utilizada como recurso clínico. De acordo com o médico Sérgio Luís de Miranda, cirurgião especialista em cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), "o sorriso é tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação e os exercícios físicos".
Quando os "Doutores da Trabalhada" chegam aos hospitais, vestindo figurinos alegóricos e utilizando objetos artísticos, a diversão é garantida para os enfermos. Por onde passam, são recebidos com muito entusiasmo, pois com suas trapalhadas, conquistam os pacientes e conseguem tirar, espontaneamente, gostosas gargalhadas, daquelas que contagiam todos ao redor. O sucesso do projeto foi tão grande que o grupo cresceu e hoje conta com mais três integrantes: Josiane Tozzo, Juliana Andrade e Tamires Mendonça.

Comentários