Projeto de Lei aprovado pelos vereadores beneficia a Corporação Musical de Jales


Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na sessão de segunda-feira, dia 12 de junho, o Projeto de Lei nº 48, de 29 de maio de 2012, que autoriza o Poder Executivo a firmar termo de ajuste financeiro com a Corporação Musical Municipal de Jales.
Com a aprovação, a entidade que realiza um trabalho sem fins lucrativos, voltado à cultura, receberá auxílio financeiro no valor de R$ 63 mil e a Prefeitura de Jales cederá ainda o espaço físico para as aulas, localizado na avenida Francisco Jalles, sob o viaduto "Antonio Amaro".
De acordo com o projeto, o repasse da verba se dará em parcelas mensais, mediante a divisão de seu valor total pela quantidade de meses que restarem até o dia 31 de dezembro de 2012.
A entidade ficará responsável por coordenar a execução de todas as atividades previstas no Plano de Trabalho, aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Jales e prestar contas dos recursos financeiros recebidos até o dia 20 de cada mês, na forma estabelecida nas disposições pertinentes das resoluções expedidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
História
Segundo relatos do ancião e músicos da Corporação, as apresentações iniciais aconteceram no ano de 1957, sob a regência do Maestro José Sadú, contratado pelo prefeito Euphly Jalles. Durante a sua trajetória, a Corporação cresceu musicalmente, o que fez com que ela participasse de concursos de bandas a níveis estadual e nacional. No mês de setembro de 1992, na final do Campeonato Estadual de Bandas Musicais, na cidade de Leme, conseguiu a terceira colocação, e dois meses após, conquistou o quinto lugar no Campeonato Nacional de Bandas Musicais, disputada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Ambas as conquistas, tiveram como regente Edivaldo Francisco de Paula, que está desde 21 de agosto de 1991 à frente dos trabalhos musicais da Corporação.
Atualmente a corporação é mantenedora da Orquestra de Sopros de Jales e da Escola Livre de Música, a ELM Geraldo de Almeida, onde trabalha com crianças e adolescentes com idades a partir de nove anos em um curso que tem a duração de quatro anos. A ELM forma músicos gratuitamente, bastando o aluno estar estudando regularmente no ensino tradicional. "Este trabalho que realizamos tem o objetivo de desenvolver a conscientização da importância da música na vida dos jovens e despertar a paixão que ela pode proporcionar a eles, desde pequenos. A música auxilia em um maior grau de concentração e proporciona alto nível cultural", disse o maestro Edivaldo.
A orquestra participa de todos os eventos oficiais do Executivo e Legislativo do Município e é responsável pela execução ao vivo do Hino do Município de Jales, Hino Nacional Brasileiro, entre outros, em eventos de grande relevância para a cidade. Como lembrou a vereadora Aracy de Oliveira Murari Cardozo, a Tatinha, "A Orquestra de Sopros conta com músicos que encantaram, várias vezes, pessoas que passaram por essa Casa em eventos de grande importância para o município. Músicos também precisam comer e pagar suas contas e a falta de remuneração pode fazer com que diversos profissionais necessitem abandonar suas carreiras na música para se dedicar a outras atividades remuneradas. Por isso, precisamos valorizar essa profissão. Que vocês continuem a nos encantar", enfatizou.
– A Corporação Musical foi fundada no segundo mandato do então prefeito Euplhy Jalles, fundador do município e até hoje é considerada a mais antiga expressão cultural da cidade. Oficialmente, seu estatuto social é de 1971, tendo a participação do então prefeito, Edison Freitas de Oliveira, que assim o fez, com a finalidade de formalizar a sua existência, popularmente reconhecida como Banda.

Comentários