A esperança no esperar

Adelvair DavidALMA AMIGA, ESPERANÇA É SEGUIR SEMPRE PARA SE CHEGAR ONDE SE DEVE, CONFIANDO QUE SENHOR TRAÇARÁ O MELHOR CAMINHO.
Seria o saber esperar, esperança?
Muito distante deste conceito simplista, a esperança guarda relação com sentimentos muito nobres em a natureza humana. Sentimentos estes muito próprios de quem adquiriu o verdadeiro entendimento de si mesmo e da vida, e não tem dúvida quanto aos acontecimentos que lhe alcançam.
Há quem diz possuí-la adotando postura relapsa e de descaso diante dos desafios; outros procedem se dando a excessos por acreditarem na dita sorte que certamente virá e se complicam, não conseguindo cumprir com os compromissos assumidos. Os que não se preparam para os eventos, aguardam milagres na hora derradeira; retruca a maioria que na verdade não é por falta de esforços que acabam encrencados, são os outros que não lhes compreendem, afinal, o que há de mais em sonhar alto.
É importante lembrar que a vida é uma dinâmica divina em torno do espírito; tomar providência, decidir, empreender e experimentar é ação afeta a quem respira neste mundo. Disse Jesus: "Batei e a abri-se-vos-á". Ensina-nos o Livro dos Espíritos de Allan Kardec que a alma não pode degenerar, porém, pode estacionar até que decida prosseguir, é então que deixa de sofrer para felicitar-se entre aqueles que celebram suas conquistas com a alegria por terem trabalhado, se esforçado para a resolução dos seus problemas, vencendo as dificuldades e a si mesmos.
A esperança é então um clima interior de segurança, confiança e responsabilidade que perdura mesmo nas grandes provações. É companheira da fé de quem se utiliza para não vacilar, permitindo ao homem trabalhar sem temor, conferindo-lhe a compreensão de que, se está fazendo a sua parte, certamente o céu se mobilizará em bênçãos para lhe iluminar o caminho, conferindo as forças que lhe faltarem.
Ela é mantenedora da saúde por afastar as tensões da insegurança e da dúvida, estimulando a resignação ativa, a verdadeira espera em movimento. É o elixir oferecido pelos corações bons, nutrindo os homens fracos e sofridos; faz vibrar as cordas delicadas da alma desacreditada, a fim de quem entoem uma nova melodia e recomecem a luta sem desanimar.

Comentários