Alunos de escola estadual são recebidos na Unesp de Ilha Solteira

 Na última quarta-feira (dia 6 de junho de 2012) alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Euclides da Cunha, de Ilha Solteira foram recebidos na UNESP Ilha Solteira para complementação dos seus estudos.
Dentro da matéria de Geografia, ministrada pelo Profesor Adílson Rodrigues Bastos abordava o tema: "O Clima e o Tempo", assuntos diretamente ligados à área de atuação da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e assim, a visita teve como objetivo mostrar aos alunos de forma simples, como ocorre o processo de obtenção dos dados climáticos, desde a ocorrência dos fenômenos até sua disponibilização na Internet.
Os alunos foram recebidos pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que fez a apresentação do NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação e do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira falando da sustentabilidade do prédio onde trabalham e também ambiental e do uso eficiente da água para irrigação e em seguida o Biólogo Renato Alberto Momesso Franco - que fez Mestrado e Doutorado na Área de Hidráulica e Irrigação na UNESP Ilha Solteira - abordou o uso das informações climáticas obtidas em Ilha Solteira e toda a região noroeste paulista.
Além de conhecer as instalações do NACI, onde os dados climáticos captados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista são disponibilizados em tempo real pelo Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, os alunos, mesmo em um dia chuvoso, tiveram a oportunidade de conhecer em campo os equipamentos que compõem a estação agrometeorológica automática de Ilha Solteira, com o Dr. Renato Franco apresentando e explicando todos os sensores que compõem a estação e suas finalidades.
O Professor Fernando Tangerino manifestou aos visitantes a satisfação em recebê-los dizendo "que é preciso compreender cada vez mais o que acontece com o clima , cada vez mais importante para o sucesso profissional, e uma forma de popularizar o conhecimento envolvido é desde cedo ter contato com os elementos envolvidos tanto na sua medição, mas também com o que representam" e por isso que as portas estarão sempre abertas para este tipo de visita.
Já o Professor Adilson Bastos destacou que "a visita complementou o conteúdo do material didático adotado que traz as estações meteorológicas, mas de forma muito superficial e os alunos toveram a possibilidade de ver na prática uma estação completa e como os dados são utilizados na prática, no momento em que estão estudando clima e o tempo, e também foi saber mais sobre a questão da sustentabilidade do uso da água na agricultura".

Comentários