Vacina contra gripe reduz complicações respiratórias

O inverno se aproxima e, com ele, as crises respiratórias. O tempo frio e seco é responsável por aumentar a incidência de doenças como gripes e pneumonia, principalmente em crianças, idosos e pessoas com deficiência respiratória.
No Brasil, a vacina contra gripe é dada anualmente para grupos específicos de pessoas, como idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, cardiopatas, pacientes com doenças respiratórias, diabéticos, pacientes em tratamento do HIV, pessoas com doenças renais crônicas, gestantes a partir do terceiro mês e profissionais da saúde.
Segundo o dr. Oliver Nascimento, diretor cientifico, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), é importante estar atento ao calendário de vacinação.
"Ao receber a vacina, esse grupo de pessoas têm o número de infecções respiratórias com complicação reduzidas. Por ser um tratamento preventivo, a vacina atua como uma proteção para eles. Diferente da vacina contra pneumonia, que é composta por bactérias e aplicada a cada cinco anos, a vacina contra gripe é composta por vírus enfraquecidos e deve ser tomada anualmente", afirma o especialista.
Uma vez injetados através da vacina, os vírus enfraquecidos, incapazes de produzir infecção, são reconhecidos pelo organismo que, de imediato, passa a produzir anticorpos específicos contra eles, prevenindo o surgimento da doença.
É essencial lembrar que indivíduo que recebe a vacina demora em média um mês para adquirir imunidade contra o vírus.
Alerta – A vacina da gripe é fabricada através de vírus inoculados em claras de ovo. Apesar dos benefícios comprovados, pessoas alérgicas a ovo, assim como indivíduos com grande comprometimento de imunidade, como portadores do HIV que não estão em tratamento, não devem ser vacinadas.

Comentários