JORI começa na 4ª feira com 2.500 atletas representando 54 municípios


Com a participação de 2.500 atletas, representando 54 municípios inscritos, começa, na quarta-feira, 23 de maio, os 16º Jogos Regionais do Idoso. O JORI é uma realização do Governo de São Paulo por meio do Fundo Social de Solidariedade do Estado, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, do Fundo Social Municipal de Solidariedade de Jales, e da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo com o apoio de diversas outras instituições e órgão públicos.
A primeira dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo Lu Alckmin, confirmou presença na abertura oficial do JORI, que será realizada na quadra de esportes da CooperJales, a partir das 9h30, com a entrada das delegações e da tocha para acender a pira olímpica e juramento do atleta.
Mais de 300 pessoas estão envolvidas na organização do evento cujo Comitê Organizador é presidido pela primeira dama Rosângela Parini, que também preside o Fundo Social Municipal de Solidariedade de Jales.
O congresso técnico dos Jogos está programado para a terça-feira, dia 23, às 15 horas na Câmara Municipal.
Estão sendo investidos cerca de R$ 250 mil no evento, através de convênio assinado pelo prefeito Parini com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, no valor de R$ 180 mil e contrapartida do município, na preparação de alojamentos, praças esportivas e recepção dos atletas do JORI.
Serão 13 locais de competição, com as seguintes modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez, para ambos os sexos. Dezoito alojamentos serão instalados em escolas municipais e estaduais.
Os municípios que já confirmaram participação nos 16º Jori 2012 - Jales são: Aparecida d’Oeste, Ariranha, Aspásia, Bady Bassitt, Bálsamo, Catanduva, Elisiário, Dolcinópolis, Catiguá, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Guapiaçu, Guarani d’Oeste, Ipiguá, Irapuã, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Onda Verde, Orindiuva, Paraíso, Pindorama, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Potirendaba, Riolândia, Rubinéia, Sales, Santa Clara, Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita d’Oeste, São Francisco, São José do Rio Preto, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Uchoa, Urânia, Urupês, Valentin Gentil e Votuporanga.
A Sabesp será a responsável pelo abastecimento de água nos alojamentos, praças esportivas e aquecimento da piscina do Clube do Ipê que irá receber a competição de natação. "O apoio da Sabesp está sendo extremamente importante para a recepção de todas as delegações inscritas no Jori", afirmou o coordenador geral do Comitê Organizador Ilson Colombo.
Equipe de saúde para
atender no JORI
Cerca de 80 profissionais e estudantes de Enfermagens e Fisioterapia trabalharão no 16º Jori (Jogos Regionais do Idoso), a ser realizado entre os dias 23 a 27 de maio. São esperados quase 3 mil atletas e dirigentes.
A coordenação desse atendimento aos participantes do JORI será da Secretaria Municipal de Saúde de Jales que está preparando e treinando essa equipe para prestar bom atendimento médico aos atletas.
Eles serão orientados por enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde e integrantes do SAMU de Jales, e coordenadores dos Cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Unijales.
O grupo estará apto para utilizar o desfibrilador, que é utilizado para prestar os primeiros socorros às pessoas que sofrem algum problema cardíaco. Estarão disponíveis durante os jogos ambulâncias e diversos aparelhos como aferidor de pressão e testes de glicemia.
Além dos profissionais que ficarão nos locais dos jogos, as equipes médicas da rede municipal estarão de prontidão para alguma eventualidade envolvendo os esportistas. Nos casos de emergência, o público participante do Jori também contará com as equipes do resgate saúde, que trabalham em parceria com os bombeiros.
A Unijales que mantém o centro de reabilitação e fisioterapia próximo ao recinto da FACIP, também colocará a disposição toda sua estrutura para atender eventuais necessidades de recuperação dos atletas.
"Em 2012 a Unijales, Samu, Santa Casa, Corpo de Bombeiros e o Pronto Socorro Regional de Jales, foram fundamentais na organização dos Jogos Regionais e esperamos manter o nível de atendimento também nos Jogos do Idoso que será realizado pela primeira vez em Jales", avaliou o coordenador Geral do JORI, Ilson Colombo

Comentários