Começa na segunda as inscrições para o segundo Fórum de Iniciação Científica

A Funec apóia a formação de grupos de pesquisa como forma de estimular a produção científica e a inovação tecnológica


O 2º Fórum de Iniciação Científica do Fórum da Funec, Santa Fé do Sul (SP), programado de 24 a 27 de outubro de 2011, tem a proposta de incentivar a pesquisa na graduação, de divulgar as atividades acadêmico-científicas e fomentar o intercâmbio entre alunos, professores, profissionais, pesquisadores bolsistas de agências de fomentos. As inscrições vão de 1º de agosto a 2 de setembro de 2011. O interessado em apresentar sua pesquisa ou resultado dela pode se inscrever pelo endereço eletrônico www.funecsantafe.edu.br. Os melhores trabalhos serão premiados.
Sediar um evento de projeção nacional, este é o objetivo, é contribuir na formação de cientistas e mão de obra especializada, principalmente porque o Brasil passa por uma transformação social, econômica e de políticas públicas. Além destas mudanças, o mercado brasileiro necessita de profissionais qualificados, de cientistas com capacidade de contribuir com a inovação tecnológica (com formação humanístico-sustentável) em função do crescimento econômico e com a chegada de capital internacional. Outro fator importante é que o país vai sediar dois mega-eventos: Copa do Mundo-2014 e Olimpíadas-2016 o que vai movimentar a economia nacional e projetará o Brasil. O Fórum de Iniciação Científica da Funec não tem a pretensão de alavancar todos os questionamentos da realidade brasileira, mas tem o papel de contribuir na discussão de conceitos, valores, princípios éticos e morais, na produção científica na graduação, que é o berço da formação de cientistas e profissionais. As palestras, as mesas-redondas, as apresentações de comunicação oral e pôsteres representam a base do debate do saber científico em sua plenitude.
Mesmo distante do centro científico, tecnológico, dos eventos internacionais, a Funec tem condições de promover, organizar e sediar o 2º Fórum de Iniciação Cientifica porque suas diretrizes curriculares têm o objetivo de colocar em prática a tríade ensino, pesquisa e extensão. No ano anterior, 2010, quando do primeiro Fórum, mais de 400 trabalhos foram inscritos, com a presença de mais de mil pessoas, entre alunos, professores, convidados, profissionais. A diretora Pedagógica das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (Fisa), mantidas pela Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec), profª. drª. Sâmira Ambar Lins, afirma que a iniciação científica é primeiro contato que o aluno tem com a atividade acadêmico-científica e a possibilidade de engajá-lo na pesquisa. "A iniciação científica na Funec é uma atividade contínua e continuada, não esporádica".
Em 2011, com apoio de agências de fomento, da iniciativa privada, instituições bancárias, o 2º Fórum receberá o dobro de inscrições e com a participação de professores-pesquisadores e de conferencistas renomados. Entende a comissão organizadora que o tema do Fórum: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade se identifica com a realidade brasileira e com as diretrizes globais de desenvolvimento capaz de responder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atender os objetivos das gerações futuras. A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex), responsável pela organização do fórum, profª. drª. Maria Célia de Souza Gilhen, diz que o tema do fórum reforça o conceito da busca pelo conhecimento com a preocupação de fomentar a responsabilidade social no sentido de encontrar soluções que não estanque a evolução da humanidade e ao mesmo tempo não prejudique a natureza.
Região de atuação
A instituição
A Funec publica a revista Funec: Saber Universitário, periódico com linha editorial voltada para as produções dos alunos e professores. Há ainda o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex), departamento responsável pela política de pesquisa e extensão da Funec e também pela concessão de bolsas de iniciação científica. Num raio de 180 quilômetros, a Funec é a única instituição de ensino superior (Pibic), qualificada como faculdades integradas, além da Unesp/Araçatuba e Famerp/Rio Preto, a ter em atividade o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), autorizado pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
A cidade
A instalação do Porto Intermodal na região, plano de investimento do Governo do Estado de São Paulo, que prevê a modernização e ampliação dos 800 quilômetros da hidrovia Tietê-Paraná, incentivará o estudo científico no sentido de planejar o tráfego sustentável para proteger a fauna e flora, a qualidade das águas e de vida, e também contribuirá na inovação tecnológica.
A cidade tem projetos sustentáveis, entre eles, o manejo de peixe em tanque-rede e Sonho de Natal – que ornamenta a cidade no período natalino com garrafas pet e gera empregos diretos e indiretos.
: Santa Fé do Sul tem mais de 29 mil habitantes, fica às margens dos Grandes Lagos, formados pela Hidrelétrica de Ilha Solteira e Água Vermelha, está a 10 quilômetros da divisa com Mato Grosso do Sul e da maior ponte Rodoferroviária América Latina, tem como ponto turístico a orla e os ranchos e há mais de quatro anos cultiva e desenvolve a tecnologia de peixes em tanque-rede.
: A Funec, sediada em Santa Fé do Sul, noroeste do Estado de São Paulo, a 625 quilômetros da Capital, mantenedora das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (Fisa), tem mais de 3 mil alunos na graduação, 17 cursos, mais de 200 alunos na pós-graduação (lato sensu), com estrutura física compatível com a realidade nacional, profissional e corpo docente titulado, tem plenas condições para organizar um evento acadêmico e científico da dimensão do Fórum de Iniciação Científica. Além das atividades em sala de aula, os cursos organizam as jornadas acadêmicas, oportunidades que os alunos têm de transformar a teoria em prática, enquanto que os professores, além publicarem suas produções intelectuais em periódicos científicos, orientam os graduandos na iniciação científica.
: A abrangência focada em território nacional, mas o 2º Fórum de Iniciação Científica da Funec, com a temática: Ensino, Tecnologia e Sustentabilidade, se concentra em duas regiões administrativas do noroeste do Estado de São Paulo: São José do Rio Preto e Araçatuba. A primeira é composta por 96 municípios e tem uma população estimada em 1,3 milhão. A segunda tem 43 municípios e população de 685 mil. As duas regiões administrativas têm mais de 40 instituições de ensino superior entre universidades públicas, centros universitários, faculdades integradas e faculdades. As duas regiões estão na área de três hidrelétricas: Água Vermelha, Ilha Solteira e Jupiá, fazem divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul que congrega duas universidades públicas: federal e estadual e uma particular. Estima que neste universo haja mais de 100 mil alunos universitários e cursos em todas as áreas de conhecimento de acordo com a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Comentários