Passeata de estudantes marca as comemorações do Dia do Meio Ambiente em Urânia.

Davi Cesar, prefeito Saracuza, secretário do Meio Ambiente Rubens Nishi,
vice-prefeito Fião e o vice-presidente da
Câmara, Donizeti Mussato, no encerramento das atividades
fotos/aipmurânia
Alunos durante passeata em conscientização ao meio ambiente
Alunos durante passeata em conscientização ao meio ambiente
Apresentação dos alunos das escolas esadual e municipal no
encerramento da 1ª Semana do Meio Ambiente dia 3 de junho.
O dia mundial do meio ambiente é comemorado oficialmente em 5 de junho e estudantes das escolas das escolas de Urânia se mobilizaram para realizar a 1ª Semana do Meio Ambiente, contando com a parceria da Prefeitura Municipal, Sabesp e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente desenvolveu atividades especiais para comemorar 1ª Semana de Meio Ambiente, com o tema Criança Ecológica. Apresentações artísticas, gincanas, construção de um viveiro municipal e uma passeata ecológica faz parte da vasta programação elaborada para chamar a atenção da comunidade uraniense para a importante questão da preservação ambiental.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Rubens Nishi, ações como essa são fundamentais para aproximar a comunidade da temática da preservação ambiental. "Estamos somando esforços para a divulgação e apoio à instituições que promovam ações relacionadas à questão do meio ambiente."
As atividades foram iniciadas no dia 30 de maio, com o apoio da Sabesp, para conscientizar a população a respeito das questões ambientais com foco na problemática local, divulgando a educação ambiental como caminho para a sustentabilidade.
Os alunos das escolas estaduais e municipais participaram das atividades alusivas à data, no Centro de Lazer. A E.E Prof°. "Akio Satoru" apresentando paródias sobre o tema; a E.E "José Teixeira do Amaral" apresentou uma peça teatral com o tema: "Criança Ecológica", do projeto dos municípios verde-azul a E.E "Profª Elide Aparecida Carlos" apresentou a dança "Balé Ecológico", e os alunos do Projeto Sócio Educativo "Sonho Meu" apresentaram a dança Xote Ecológico. No mesmo dia houve o lançamento do Viveiro Municipal.
Conforme os professores das escolas envolvidas, os alunos trabalharam com muito entusiasmo na confecção de cartazes e faixas durante toda a semana.
"O objetivo foi conscientizar a população a preservar o meio ambiente. Nós temos muitos problemas com a natureza e temos que fortalecer, ensinar a base para que estas crianças e adolescentes sejam homens que vão preservar no futuro. Temos que começar agora para que mais para frente eles tenham essa conscientização", destacou a coordenadora Roseli Cristina Pacheco Catanozi.
Os alunos visitaram a Lagoa de Tratamento de Esgoto, onde puderam ouvir de Sergio Giovanini, da Sabesp, explicações de como o esgoto é coletado e todo o procedimento que é realizado e ainda plantaram mudas de árvores na área de reflorestamento da ETE soltaram alevinos no córrego do Comprido.
No dia 1º de junho, os alunos do "Projeto Sonho Meu", apresentaram em todas as escolas do município a peça teatral: " Floresta Encantada". E no dia 2, as escolas "José Teixeira do Amaral" e "Profª Elide Aparecida Carlos" realizaram uma gincana ecológica.
Na sexta-feira. 3 de junho, dia em que alunos deixaram as salas de aulas e foram para as ruas. Os preparativos para a passeata de comemoração ao Dia do Meio Ambiente começaram bem cedo. E ninguém queria deixar de fazer bonito, a fauna, a flora e a reciclagem estava por todos os lados...
Tudo pronto e começa a passeata. Nas faixas e nos cartazes, mensagens de incentivo a preservação do meio ambiente. Uma delas: "Preserve hoje para ter amanhã". Durante todo o percurso pelas principais ruas do centro da cidade animação não faltou. O que eles queriam mesmo era chamar atenção para importância da data. Crianças de floristas, entregavam a população sementes de algumas plantas e mudas de citronela.
A dentista da escola, drª Mirtes fez questão de pegar uma muda de citronela. Ela aprovou a ação de conscientização dos alunos e cobrou a mesma atitude da população. "Acho que não só a escola, mas todo o Estado tem que se mobilizar com isso, porque, se a gente não cuidar hoje, realmente no futuro a gente não vai ter mais natureza preservada. E temos que pensar que estas são ações não só para os outros, mas para os nossos filhos", disse.
Os alunos seguiram até a EM "Pinguinho de Gente", onde realizaram algumas apresentações artísticas e um lindo desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis.
Para a diretora de ensino municipal, Rosa Maria Podsclan, o sucesso do evento só foi possível devido a parceira entre as lideranças administrativas do município, que não mediram esforços para sua realização. "Observando o envolvimento e a participação dos educandos e educadores posso afirmar que a sustentabilidade e o futuro do planeta está em nossas mãos e são com ações como esta que estamos dando os primeiros passos para formação de cidadãos críticos e conscientes".
Sérgio Giovanini, da Sabesp, fez uma avaliação positiva das atividades. Ele disse que a passeata chamou a atenção da população para ter atitudes conscientes como não poluir, jogar lixo em local adequado, reciclar, não desmatar, dentre outras e que isso é muito importante. "Eu acho que isso deve ser feito não só um dia, mas em toda nossa vida. Não é só para a gente, mas também para gerações futuras, não vamos deixar nada para eles? Temos que proteger o meio ambiente e adotar boas práticas para que no futuro nosso meio ambiente seja melhor".
O prefeito Airton Saracuza, juntamente com o vice-prefeito Odair Bezerra Dias e vereadores, participaram das atividades com grande entusiasmo e elogiaram o trabalho realizado pelas escolas. "É bom a escola estar sempre enfatizando a conscientização quanto ao meio ambiente. É uma forma de criarmos consciência e atitude, pois do que adianta ter consciência e não ter atitude? Devemos preservar mais o nosso Município, Estado, nosso país, nosso mundo, pois cada vez mais, vem se agravando o aquecimento global e outros problemas ambientais. Nós cidadãos brasileiros devemos cuidar mais do nosso planeta, frisou o prefeito Saracuza, empolgado com a passeata.

Comentários