Inaugurado o jardim suspenso na Casa da Criança







Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, buscando enfatizar a sustentabilidade, a preservação do meio e o protagonismo infantil, com ações que contribuam com o nosso município Verde e Azul, a Casa da Criança de Jales em parceria com a Sabesp inaugurou na terça-feira, 7 de junho, o "Brotando Vida na parede", ação complementar ao projeto "Plantar, Cuidar, Colher e Comer – Casa Botânica".
Estavam presentes ao evento, a presidenta da Casa da Criança, Aparecida Eva, o chefe de Gabanite do Poder Execurtivo, Léo Huber, o gerente Gilmar Rodrigues de Jesus, da Sabesp– Divisão de Jales,, pais professores, coordenadores e crianças da creche e projeto.
A idéia principal desta ação é a de colocar as crianças e suas respectivas famílias diante de um novo conceito de transformação sustentável de ambientes, mediante a criação de um jardim suspenso onde as mudas são todas plantadas em embalagens recicláveis – latas, garrafas e outros – afixadas posteriormente no muro próximo à "Casa Botânica".
Trata-se de um procedimento simples e prático que a Entidade adicionou às suas atividades, com o objetivo também de influenciar as famílias para que a cultive em suas residências, uma vez que o jardim suspenso confeccionado a partir de materiais recicláveis, além de dar vida a qualquer ambiente, quintal, muro ou parede, que muitas vezes por razões financeiras das famílias encontram-se inacabados, pode ser confeccionado por qualquer pessoa a custo praticamente zero.
Paralelo ao Jardim Suspenso, cuja elaboração e montagem acontece desde novembro de 2010 existem: a Casa Botânica, inaugurada em maio de 2010 e o Quadrado Verde e Mini Horta que foi inaugurados em outubro de 2010 no Dia do Milênio/Sabesp.
São as próprias crianças, acompanhadas e orientadas pelas professoras e auxiliares que cuidam do ambiente.
Por toda a extensão da área onde fica a Casa da Criança, existem 138 árvores, sendo que destas, 14 são pésde manga, caju, amora, mamão, pitanga, acerola, fruta do conde e goiaba.
Observa-se também neste espaço a presença de várias espécies de borboletas e mais de 18 espécies de pássaros que passam ou freqüentam diariamente o local como pardais, joão-de-barro, bem-te-vis, maritacas, papagaios, canários-da-terra, pássaros-brancos, anus, sabiás-laranjeiros, tejos, tucanos, rolinhas, periquitos-do-reino, pica-paus, andorinhas e outros, o que vem mostrar claramente que as ações de preservação ao meio-ambiente desenvolvidas na Casa da Criança estão trazendo resultados positivos.

Comentários