Dom Demétrio publica livro sobre o Concílio


Acaba de ser lançado, pelas Edições Paulinas, o livro de D. Demétrio sobre o Concílio, com o título "Revisitar o Concílio Vaticano II".
A obra chega em boa hora, em vista da proximidade da celebração dos 50 anos do Concílio. A própria CNBB, em sua última assembléia, propôs uma sequência de celebrações para recordar os quatro anos de sessões conciliares.
De tal modo que o livro vem ao encontro desta iniciativa, recuperando a memória dos tempos de intensa participação eclesial que o Concílio desencadeou.
Em dez breves mas densos capítulos, D. Demétrio descreve o anúncio do Concílio pelo Papa João 23, os preparativos para este evento excepcional, os temas abordados, o espírito do Concílio, suas idéias-chave, seus momentos decisivos, sua organização interna, e seus documentos finais, ressaltando o grande envolvimento produzido pelo Concílio.
O livro está sendo difundido pelas Edições Paulinas, e seu título abre caminho para uma série de obras, numa coleção que levará o título dado por D. Demétrio ao seu livro: Revisitar o Concílio.
Na próxima semana, no dia 14 à noite, será feito o lançamento do livro de Dom Demétrio, na Casa do Poeta, quando haverá uma sessão de autógrafos para o livro que será oferecido com o preço especial de lançamento.
O livro já foi lançado na assembléia da CNBB, ocasião em que foi recomendado como um dos subsídios para a celebração do jubileu dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
O livro nasceu da experiência pessoal de D. Demétrio, que acompanhou de perto este grande acontecimento, como estudante de teologia em Roma, onde pôde seguir todos os passos do Concílio. Um raro depoimento, pois dos bispos que participaram do Concílio já não se encontra nenhum que ainda seja bispo titular de uma diocese.
Dom Demétrio foi convidado para relatar sua experiência na "jornada teológica andina", a se realizar no mês de outubro deste ano na Colômbia.

Comentários