Saiba como proteger a pele no inverno

*Isabela Doche

Alguns problemas na pele são mais comuns no inverno, por isso o período requer atenção redobrada. O tempo frio promove principalmente o ressecamento da pele, coceira, vermelhidão e rachaduras desencadeadas por algumas doenças como eczemas atópicos, foliculites, psoríase e urticárias. O aparecimento desses problemas deve-se ao tempo a mais que levamos no banho e o uso excessivo de roupas para se proteger do frio. Os sinais precoces do ressecamento da pele são a descamação e a presença de lesões esbranquiçadas ou avermelhadas no rosto e corpo. Algumas pessoas com alergia têm o ressecamento maior e o uso de medicações indicados por um dermatologista muitas vezes é necessário para controlar.
Mas, por outro lado, o inverno também é o tempo mais indicado para quem deseja fazer procedimentos estéticos. Tratamentos a laser, por exemplo, exigem que os pacientes evitem a exposição excessiva aos raios solares mais fortes do verão. O inverno também é o período indicado para depilação a laser, peelings químicos e com cristais, tratamento de vasinhos e manchas adquiridas nos meses mais quentes do ano, durante os finais de semana na praia.
A dermatologista Isabella Doche, ressalta a importância de se tratar da pele durante essa época. "As pessoas acreditam que é preciso cuidar da pele só no verão, devido ao sol, tanto que algumas só usam o filtro solar durante essa época. O inverno exige os mesmos cuidados, na verdade, até mais e o filtro solar é indispensável", afirma.
A especialista lista algumas dicas para cuidar da pele durante o inverno e chegar ao verão com um aspecto bonito. Evite:
* Banhos demorados e muito quentes. Opte pela temperatura morna e reduza o tempo no chuveiro;
* Buchas vegetais e esponjas. Procure usar somente na região das axilas e nos pés;
* Uso excessivo do jeans e meias calças, para prevenir foliculites na virilha e glúteo;
* Sabonetes esfoliantes e antissépticos. Procure os neutros a base glicerina. Abuse:
* Óleos de banho, hidratante logo após o banho. Procure aplicar os cremes até 3 minutos após sair do banho para garantir melhor penetração na pele.
* Filtro solar, além de proteger contra os raios UV, hidrata e repõe a barreira protetora cutânea. Aproveite também:
* Cremes a base de ácidos à noite;
* Peelings superficiais de cristal associados a ácidos clareadores e tratamentos a laser, mas sempre na presença de um dermatologista! *Isabela Doche, é especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Americana de Dermatologia. Com diversos cursos e trabalhos no Brasil e exterior.

Comentários