Projeto guri promove aulas-espetáculo em Santa Fé do Sul

Com o tema “A Música do Mundo”, o Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, realiza a 6ª edição do Circuito de Aulas-espetáculo, iniciativa que leva grupos profissionais para turnês em cidades onde o Guri mantém unidades. A cidade de Santa Fé do Sul recebe o Circuito no dia 6 de maio, às 14h, no Complexo Turístico Cultural e Histórico (Av. Paulo Nunes, s/nº - Centro). A apresentação é do grupo Tambaleio, que desenvolve uma linguagem musical baseada na fusão de timbres e estilos variados.
Na plateia, centenas de guris dos polos de Santa Fé do Sul, Guzolândia, Santa Albertina, Jales, Sud Menucci, Pontalinda, Ilha Solteira. No palco, o grupo convidado que mescla ao roteiro do show usual elementos didáticos, com conceitos sobre teoria, repertório e técnica musical. A apresentação é gratuita e aberta também para o público geral. De acordo com Alessandra Costa, diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), executora das ações do Guri, o tema “A Música do Mundo” foi escolhido para que se aborde, com os mais de 5.500 guris que passarão pela plateia, o conceito de diversidade cultural. “A ideia, por meio dos grupos escolhidos, é aproximar os alunos das mais variadas formas musicais, provenientes de diversos lugares do mundo, e destacar as múltiplas possibilidades de encontro, fusão, interpretação e criação.” Além de Santa Fé do Sul, a 6ª edição das Aulas-espetáculo passa também pelas cidades de Presidente Prudente, São Sebastião, Rio Claro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Lorena, Capão Bonito, Jaú, Vinhedo, Garça e Salto (confira a programação no site www.projetoguri.org.br). A iniciativa tem patrocínio do Carrefour.        
 Tambaleio
 O grupo de percussão Tambaleio desenvolve uma linguagem musical baseada na fusão de timbres e estilos variados, criando uma musicalidade singular, calcada basicamente em ritmos brasileiros, africanos e latinos. Formado por músicos e artistas com influências diversas, o grupo apresenta um repertório popular de composições próprias. 
O Tambaleio surgiu em 2002 no Laboratório de Percussão do Instituto de Artes da Unicamp, através da união de percussionistas do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas interessados em pesquisar e tocar percussão popular. À influência erudita somaram-se características de linguagens populares, como o balanço dos ritmos brasileiros e a improvisação
Sobre o Projeto Guri
Com mais de 51 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 15 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e nos guris sua obra prima.
 O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os 366 polos distribuídos pelo interior e litoral do estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da capital, com 11 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
 O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Sua missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
 A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Comentários