A estação agrometeorológica de Paranapuã já está disponibilizando seus dados.


Trata-se de mais uma ferramenta que a UNESP coloca a dispisção de toda a sociedade para uso eficiente da água, e estudos climáticos em geral, incluindo o planejamento agrícola, como por exemplo o balanço hídrico das culturas, como os realizados para a região de Marinópolis e Ilha Solteira e já publicados.

A estação de Paranapuã está instalada no centro de uma grande área de limão irrigado e deverá fornecer informações importantes, incluindo a evapotranspiração da região.
No dia 26 de janeiro o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador do projeto e o Mestrando Gilmar Santos estiveram na Fazenda Costa Mello, para a checagem dos equipamentos e dos dados e atualização do programa de aquisição de dados que podem ser conferidos no novo canal do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira emhttp://clima.feis.unesp.br
A instalação deste sistema de aquisição de dados agrometeorológicos é parte do projeto “Modelagem da produtividade da água em bacias hidsrográficas com mudanças de uso da terra”, de Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi-Árido financiado pela FAPESP e FACEPE e que recentemente incorporou mais uma parceria, com a Utah State University. A rede agrometeorológica será a base de dados para os estudos envolvendo sensoriamento remoto para a avaliação das perdas e uso da água em escala regional e uma nova modelagem para o sistema de banco de dados está sendo desenvolvida para o armazenamento e disponibilização dos dados a todos os interessados.
Em novembro o professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, esteve trabalhando na Utah State Universy, em Logan, Estados Unidos onde produziu o artigo “Avaliação preliminar do modelo SEBAL para a estimativa da distribuição espacial da evapotranspiração em áreas irrigadas no noroeste paulista” que será apresentado no XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, a ser realizado em Curitiba - PR, de 30 de abril a 5 de maio de 2011. A autoria deste artigo é de Fernando Braz Tangerino Hernandez, Christopher Neale, Saleh Taghvaeian e Antônio Heriberto de Castro Teixeira e integra o esforço da UNESP através das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, para a internacionalização do conhecimento e da pesquisa.
A estação de Paranapuã está a 120 km do Laboratório de Hidráulica e Irrigação e amplia o monitoramento climático regional realizado pela UNESP Ilha Solteira, indo até próximo do Rio Grande. O projeto integra a linha de pesquisa da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira chamada de PIIRA - Planejamento Integrado da Irrigação e dos Recursos Ambientais e prevê a instalação de novas 7 estações agrometeorológicas automáticas que juntas à outras duas estações já operadas pela UNESP colocará a região formada pelos rios Tietê, Paraná e Grande, como uma de área com alta densidade de informações agrometeorológicas, possibilitando inúmeras atividades de pesquisa, extensão e ensino.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem feito inúmeros investimentos em equipamentos, treinamento de recursos humanos qualificados e seminários para levar a sociedade o maior número de informações que possam contribuir para o uso eficiente da água na região.
A região onde serão instaladas as estações é área de influência das Bacias Hidrográficas dos Rios São José dos Dourados, Turvo/Grande e Baixo Tietê.
Por esta razão, as regiões envolvidas por estas bacias hidrográficas necessitam de estudos sobre como aperfeiçoar e harmonizar as várias formas de uso da água para assegurar adequados fluxos dos rios com preservação do meio ambiente. Em breve disponibilizaremos os valores da evapotranspiração.

Comentários

  1. Obrigado por divulgar as informações da nossa Equipe. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira trabalha duro para a modernização da nossa agropecuária e o desenvolvimento com preservação do meio ambiente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário