FOLHA GERAL

Em disputa

Os dois Centros de Convivência de Idosos, o do jd São Jorge e o do jd Paraíso estão em pé de guerra. Tudo pelo simples fato de que os frequentadores do CV do São Jorge não querem ir para o CV do jd Paraíso que apesar da construção ser novinha, tem recebido menos idosos e está causando ciúmes. Tanto que segundo as conversas no botequim da vila, dão conta que o prefeito Parini teria ingressado na justiça pedindo que o prédio onde funciona o CV do São Jorge seja desocupado. A falta de diálogo é o maior problema.
Fracasso petista
Observadores da nossa cena política avaliam que as brigas entre petistas só vão fazer piorar um quadro que já não é lá muito bom para o PT local. Os números das eleições de outubro revelam bem o quanto anda desorientado o petismo de Jales. Senão vejamos: somados todos os votos obtidos em Jales pelos candidatos a deputado federal do PT, sem contar os sufrágios cravados na legenda, chega-se ao vergonhoso resultado de 1.770 votos. Pelo menos três candidatos obtiveram, individualmente, mais votos que todos os petistas juntos. São eles: Vadão Gomes(PP), que não foi eleito, com 6.673 votos; Rodrigo Garcia(DEM), que foi lembrado por 4.771 eleitores; e Júlio Semeghini(PSDB) que alcançou 2.349 votos.
Decepção
Reeleito para a Câmara Federal, João Paulo Cunha foi o petista mais lembrado pelos eleitores jalesenses que lhe deram 514 votos. Em seguida, veio o ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, com 217 votos, e Arlindo Chinaglia, com 183. Devanir Ribeiro, o deputado que mais abriu portas para o prefeito Parini em Brasília, deve ter ficado especialmente decepcionado com os votos recebidos em Jales. Mesmo ancorada em luminares do governo Parini, como os secretários Rubens Chaparim e José Shimomura, a votação de Devanir não passou de míseros 131 votos. Não é improvável que o deputado decida reavaliar o tratamento que dispensará aos pleitos de Jales nos próximos anos. Em 2006, o então petista Luciano Zica saiu das urnas de Jales com mais de 1.600 votos e considerou-se traído pelos petistas jalesenses. Imaginem como estarão se sentindo Chinaglia e Devanir.
Fotos
Não bastasse o pífio resultado saído das urnas, alguns petistas locais fizeram chegar aos ouvidos de Devanir as notícias sobre o apoio do prefeito Parini ao mensaleiro Valdemar da Costa Neto (PR). E agora estão fazendo chegar aos gabinetes de São Paulo e de Brasília algumas fotos que simbolizam bem os equívocos cometidos pelo PT de Jales. As fotos viraram até motivo para uma sarcástica enquete no blog do petista Murilo Pohl, o ex-conselheiro do prefeito Parini. Nelas, a sacada da casa do prefeito, em tese a principal liderança do PT local, aparece recheada de cartazes com a sorridente estampa da tucana Analice Fernandes.
Pior desempenho
Além da péssima performance dos seus deputados federais e estaduais, e do seu candidato a governador, Aluísio Mercadante, o PT de Jales sofreu uma acachapante derrota também na disputa eleitoral para a presidência. O índice obtido por Dilma em Jales – 42,5% no segundo turno – foi o menor entre as dez cidades da 152ª Zona Eleitoral. Registre-se que Dilma ganhou em cinco dessas dez cidades, inclusive em Paranapuã, onde a campanha petista foi coordenada pelo ex-prefeito Caju. Registre-se também que, entre as dez cidades da 152ª Zona Eleitoral, Jales é a única administrada pelo PT. E foi justamente aqui que Dilma teve o pior desempenho. Por que será?
Prá Jales nada
O Diário Oficial de sexta-feira passada, 12, publicou a relação dos 1.300 municípios classificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para receber máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras, dentro do Programa PAC 2. Jales, que está com seu maquinário totalmente sucateado, não consta da relação.
CEI da Merenda
O tucano Jota Erre está sendo indicado pelos seus colegas de oposição, Sérgio Nishimoto (PTB) e Salatiel de Oliveira (DEM), para ocupar uma das vagas da CEI da Merenda Escolar. Pérola Cardoso e Claudir Aranda são os outros dois prováveis integrantes da CEI, mas isso poderá mudar. Os vereadores oposicionistas estão questionando a participação de Claudir, uma vez que a mulher dele, Simone Aranda, ocupa cargo comissionado na Secretaria Municipal de Educação. Se os argumentos dos oposicionistas forem aceitos, a vaga terá que ser ocupada por Osmar Rezende, uma vez que o outro situacionista, Rivelino Rodrigues, também estaria impedido. A irmã dele, Maria Antonia Marques, foi chefe de gabinete da Secretaria de Educação durante um dos períodos sob investigação.
Substituição à vista
Desconfiada de que saiu um pouco chamuscada da CEI do Asfalto, a vereadora Pérola Cardoso(PT) tratou de enviar nota de esclarecimento aos jornais na semana passada, onde explica sua decisão de não assinar o relatório elaborado pelo relator Jota Erre. Praticante do estilo “paz e amor”, Pérola deve estar contrariada por ter que integrar uma nova CEI, a da Merenda Escolar. Mas a sua chateação não deverá demorar muito: assim que Luís Especiato deixar a presidência, Pérola poderá pedir prá cair fora da CEI e ser substituída pelo colega de partido.
Indícios
Falando em Merenda Escolar, fontes da coluna garantem que o Ministério Público já está bem adiantado nas investigações que vem fazendo a respeito das denúncias apresentadas por algumas merendeiras. Engana-se, porém, quem pensa que o MP estaria apurando apenas um suposto superfaturamento na quantidade de merendas consumidas nas escolas do município. Dizem que o promotor do caso já teria obtido indícios de um possível direcionamento no processo licitatório e, por conta disso, pretende chamar alguns funcionários do setor de licitações da Prefeitura para falar sobre o assunto.
Magoado
O secretário de Obras, Marcos Miranda, vai mesmo deixar a Prefeitura. Ele teria confidenciado a alguns amigos que ainda não entregou seu pedido de demissão ao prefeito em exercício, Clóvis Viola, porque faz questão de entregá-lo pessoalmente ao prefeito Parini, assim que este voltar das férias. As mesmas fontes dizem ainda que Miranda, dono dos detalhes da terceirização do lixo, não esconde de ninguém que ele é um pote até aqui de mágoas com Parini. E, como diria Paulo Preto, o engenheiro do Serra, não se deixa um companheiro ferido na beira da estrada...
Receio
Comentaram no encerramento da festa em Urânia, onde prefeitos da região, assessores de deputados e outras autoridades, etc presentes, que a deputada Analice Fernandes (PSDB) que sempre prestigiou a Festa de Peão, este ano teria se ausentado por temer em aparecer e ser apupada pelo público. É que seu candidato José Serra, à presidência, levou uma tunda tanto no 1° como no 2° turno em Urânia.

Comentários