Urânia recebe primeira ambulância do Samu

Dr. Fernando, do ministério da Saúde, e o prefeito Airton Saracuza descerram a placa inaugurativa da Base Descentralizada do Samu em Urânia, nas presenças dos prefeitos Ortega, Rizatto, Parini e dos vereadores Fuzetto, David e Donizeti Mussato, presidente do legislativo uraniense

O município de Urânia recebeu a primeira ambulância de suporte básico de vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para a sua base descentralizada. A ambulância será tripulada por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.

O prefeito Francisco Airton Saracuza, a primeira dama Marinete Saracuza, o presidente da Câmara Municipal, Donizeti Mussato, o secretário municipal de saúde José Rubens, os vereadores Juninho Fuzzeto, David do Garçon, Orlando Vieira, os prefeitos Sebastião Ortega, de Santana da Ponte Pensa e Osvaldenir Rizatto, de Santa Salete, participaram quarta-feira, 6 de outubro, da solenidade que marcou a entrega da ambulância e inauguração da Base Descentralizada, que funciona ao lado da Santa Casa.
A cerimônia contou com as presenças do Dr. Fernando, assessor do ministro da saúde José Gomes Temporão e do prefeito Humberto Parini. A Base de Urânia atenderá os municípios d Santana da Ponte Pensa, Santa Salete e Aspásia e Urânia.
Para atender o projeto de regionalização do SAMU 192 Regional Jales, o Ministério da Saúde doou quatro viaturas, uma para a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Urânia, e as outras para municípios de Santa Albertina e Palmeira D´Oeste e Aparecida D´Oeste.
O prefeito Airton Saracuza disse que a unidade móvel vai auxiliar bastante na prestação do serviço de emergência aos moradores de Urânia, considerando que as necessidades do município. “Essa ambulância é muito importante para o trabalho da saúde em nosso município, considerando que são muitas as peculiaridades locais e a grande demanda recebida diariamente. Vai auxiliar bastante no nosso serviço”, enfatizou ele.
O SAMU de Urânia é um serviço a ser prestado somente na área que compreende o município e os pacientes assistidos serão encaminhados para os hospitais da região.
O atendimento é feito através de ligação gratuita pelo telefone 192. A pessoa que fez a ligação recebe as primeiras orientações de uma equipe que estará de plantão na Central de Regulação do SAMU.
Após identificar o caso e orientar sobre as primeiras ações, a Central encaminha imediatamente o deslocamento de uma equipe. O médico regulador da Central, se necessário, comunica ao hospital o encaminhamento e solicita a reserva de leito para que a assistência de urgência possa ser continuada.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, começou a funcionar no Brasil, em 2003, e até 2008 abrangia apenas grandes centros. A partir da Portaria nº 2.970, de 8 de dezembro de 2008 que instituiu a regionalização, foi possível estender esse serviço para as cidades menores.

Comentários

  1. gostaria de saber quando vai começar o samu nas bases descentralizada,se tem uma data certa, obrigada

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber porque não responderam o meu depoimento. obrigado

    ResponderExcluir
  3. Você precisa ligar na Prefeitura de Urânia

    ResponderExcluir

Postar um comentário