CRIAÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS NA CIDADE DE JALES

No último dia 2 de Julho, na Câmara Municipal de Jales ocorreu um grande e importante evento que lotou totalmente suas dependências. Centenas de pessoas entre estudantes, professores, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil, se reuniram com o Reitor da Universidade Federal de São Carlos Dr. Targino de Araújo Filho, acompanhado pelo ex-Reitor da mesma universidade e ex-prefeito de São Carlos Nilton Lima, para discutir a criação do campus avançado da UFSCAR na cidade de Jales. Este pleito faz parte do esforço da administração municipal, que desde 2005 vem desenvolvendo uma série de ações para o incremento do ensino superior em Jales. Estes esforços já resultaram na criação da FATEC – Jales e o Pólo da Universidade Aberto do Brasil – UAB. Contudo, a administração municipal entende que é necessário e possível a implantação de cursos de nível de graduação e pós-graduação presenciais e vinculadas à Universidade Federal em Jales. Na oportunidade foi entregue um vasto estudo, com mais de 120 páginas, sobre o potencial e demandas pelo ensino superior de Jales e região.

Estes estudos preliminares, objetivando a implantação de um campus avançado da Universidade Federal de São Carlos, abrangeram a região de Jales com mais 21 municípios, inicialmente. Porém, sabendo-se que um projeto de tamanha importância teria que ter uma abrangência geográfica e populacional maior, a preocupação foi torná-lo um projeto de caráter regional mais amplo. Por isso foram colhidos dados de mais 52 municípios do noroeste paulista, assim como de outros situados nas regiões circunvizinhas dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, perfazendo um total de 68 municípios, cuja população totaliza 740.884 habitantes.
O mesmo estudo foca também que a região do noroeste paulista, cujos índices, quando comparados com os de outras regiões, indicam um nível de desenvolvimento bastante carente de políticas públicas voltadas para quase todas as áreas, especialmente as da educação e da saúde. Os dados sobre o número de instituições de ensino superior, bem como dos cursos oferecidos pela rede privada e a rede pública, demonstram o quanto a população dessa região necessita de cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade voltados para as necessidades específicas da região.
Entre muitas outros dados presentes no estudo entregue ao Reitor da UFSCAR, focou-se também as carências evidentes na oferta de cursos ministrados por instituições públicas de ensino na formação de profissionais na área de Ciências Contábeis, Biomedicina, Farmácia, Comercio Exterior, Engenharia Ambiental assim como outras áreas das Engenharias, da Agricultura, Computação e das Ciências Sociais. As carências se dão tanto em nível de graduação como de pós-graduação.
Em pronunciamento do Reitor Targino de Araújo Filho, este retomou todo o histórico da luta de Jales em torno da criação do Campus Avançado da UFSCAR, e deixou claro que depois das discussões internas no Conselho da Universidade e das negociações já mantidas com o Ministério da Educação, o que está faltando neste momento é a aprovação do aumento no orçamento da UFSCAR para contemplar os custos da instalação e funcionamento do novo campus em Jales. Informou que esta aprovação deve ocorrer em nível de Governo Federal o que, devido ao processo eleitoral deste ano, já não é mais possível, mas afirmou que em havendo continuidade das atuais políticas de governo esta poderá ocorrer no ano de 2011.
O encontro foi considerado altamente positivo pelo Prefeito Humberto Parini que reafirmou sua disposição em não descansar enquanto não concretizar mais esta importante conquista para Jales. O público presente também ficou muito animado com as boas perspectivas apresentadas.

Comentários

  1. Gostei da matéria Marcelo, copiei seu texto e colei em meu blog indicando, c/ link, a fonte. Caso isto seja um problema favor entrar em contato. Abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário