A primeira das quatro superbombas que vão ampliar tratamento de esgoto em 1 bilhão de litros por dia já está em Barueri


Equipamento inédito no Brasil aumenta a capacidade da ETE Barueri e vai beneficiar milhões de pessoas em 11 municípios da região

 A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, conta agora com o primeiro de quatro novos conjuntos motobombas de alta capacidade. O equipamento, inédito no Brasil devido ao volume transportado, é um dos principais marcos da nova fase de modernização e ampliação da estação. A chegada do equipamento dá início a uma estratégia logística complexa para a instalação das bombas, que entrarão em operação de forma escalonada até 2027. Os investimentos chegam a quase R$ 70 milhões por meio do Consórcio AGCS–Elevação, formado pela Andrade Gutierrez CS e Construtora Elevação.
 

Atualmente, o sistema de recebimento de esgoto bruto da ETE Barueri funciona com quatro bombas, cada uma com capacidade de 6 mil litros por segundo, totalizando 24 mil L/s. Com a nova tecnologia da fabricante japonesa EBARA, essas bombas serão substituídas por quatro novas versões de 9 mil L/s.
 

Isso significa que a capacidade total do sistema saltará para 36 mil l/s, o que representa um aumento de 12 mil litros por segundo. Esse incremento ultrapassa 1 bilhão de litros de esgoto tratados por dia, o que seria suficiente para encher cerca de 415 piscinas olímpicas diariamente.
 

Visita em fábrica na China para avaliar teste de pressão em bomba que chega ao Brasil em maio


Essa capacidade extra é tão grande que, sozinha, supera em seis vezes o volume da maior estação de tratamento de Minas Gerais e em duas vezes a da maior do Rio de Janeiro, posicionando a ETE Barueri como uma das maiores intervenções de saneamento da América Latina.
 

O desenvolvimento das bombas exigiu soluções de engenharia avançadas para vencer os desafios estruturais e operacionais da planta. Como a estrutura da elevatória não permite a passagem de um equipamento de grande porte inteiro, foi necessário projetar uma carcaça bipartida, dividida em dois grandes blocos, facilitando o transporte e a montagem em espaços fechados.
 


Além disso, a bomba foi desenhada com um sistema interno de dois canais (dupla voluta), que equilibra a força da água. Isso evita que as peças internas sofram pressão excessiva, reduzindo o desgaste, aumentando a segurança e fazendo com que o equipamento opere por mais tempo. As bombas são fabricadas pela empresa japonesa EBARA, com produção na China sob rigoroso controle de qualidade internacional.
 

"A chegada dessa primeira superbomba é um marco para a modernização da ETE Barueri e para o saneamento de São Paulo. Estamos trazendo tecnologia de ponta e inédita no país para a nossa infraestrutura”, acrescenta Gustavo Fehlberg, diretor-executivo de Compras e Serviços Corporativos da Sabesp.
 


A estratégia de instalação e mobilização logística tem início com a chegada da primeira unidade no Porto de Santos e com funcionamento previsto para janeiro de 2027. As demais unidades entrarão em operação de forma escalonada até o final do próximo ano.
 

A modernização eleva a capacidade média de tratamento da ETE de 16.000 para 22,5 mil litros por segundo, representando um ganho potencial de 2 milhões de habitantes beneficiados em capacidade de saneamento. A unidade atende de forma contínua os municípios de São Paulo, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, além de partes dos territórios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, garantindo maior confiabilidade e resiliência ao Sistema Tietê.
 

Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 376 municípios paulistas e atende 30 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.

Contatos para a imprensa: comunicacao_sabesp@sabesp.com.br

Comentários