Quando a fé se torna resistência
Na distopia cristã "Débora e os Valentes de Davi", escritor Nilson Pedroso apresenta um Brasil tomado pela tirania ditatorial e seis jovens que lutam pela paz e liberdade nacional
Em um futuro próximo, o Brasil vive sob o domínio da seita Megido, uma organização tirânica mundial que chegou ao poder após o golpe de 2067. Por meio de manipulação mental, infiltração institucional e o desarmamento da população, o grupo instaurou um regime de opressão que transforma cidades em territórios de medo e silêncio. É nesse cenário que nasce a ficção cristã distópica Débora e os Valentes de Davi, escrita pelo professor pós-graduado em Psicopedagogia Nilson Pedroso, em que o leitor acompanha a resistência de jovens movidos pela fé, a fim de lutar pela paz e liberdade nacional.
A liderança da resistência recai sobre Débora Delacroix, descrita como a última descendente de uma linhagem profetizada para liberar a nação. Órfã ainda na pré-adolescência, ela é retirada dos escombros de sua cidade natal e passa a ser treinada por cinco jovens guerreiros conhecidos como os Valentes de Davi, grupo formado por Marcelo, Jackson, Adriano, Elias e Rodrigo, além de ter o fiel amigo de infância ao seu lado, Robson, por quem nutre uma grande paixão. Unidos pela fé cristã e pela recusa em se curvar à seita Megido, eles se tornam símbolos de esperança e resistência em meio ao colapso social e espiritual do país.
Desde o início dos tempos o conhecimento é algo surpreendente
e que nos faz crescer, evoluir e pensar por nós mesmos. Ele abre
nossa visão para as coisas mais simples que muitas vezes passam
despercebidas por nós. A falta dele quase sempre pode causar a queda de
uma nação ou o aprisionamento de povos.
Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Mas às vezes nem é culpa do povo. [...]
Os grandes culpados são os homens amantes do poder e sem nenhum escrúpulo,
homens que amam a injustiça e que se alegram com o sofrimento dos outros.
(Débora e os Valentes de Davi, p.15)
Sob a orientação invisível do Espírito Santo, o grupo percorre diferentes regiões do Brasil, organizando cidades de refúgio como Winchester e Manaus, para enfrentar os sucessivos confrontos contra as forças do mal. A narrativa também acompanha o amadurecimento de Débora como líder, o peso das perdas de entes queridos e os conflitos morais impostos pela guerra. No centro dessa disputa está a pedra ovitrix, recurso energético capaz de conceder alterações físicas e habilidades sobre-humanas a quem a consome, simbolizando a ganância humana e o uso da tecnologia dissociada de valores éticos e espirituais.
Por meio de elementos literários como a escolhida pela profecia, found family, redenção e jornada espiritual, Nilson Pedroso constrói uma narrativa em que a fé cristã atua como elemento central da resistência. A presença do Espírito Santo orienta decisões, sustenta os personagens diante das perdas e conduz a luta mesmo quando todas as possibilidades parecem esgotadas. Nesta distopia, a espiritualidade se torna força de ação e critério moral em um mundo onde valores foram distorcidos pela tirania.
Débora e os Valentes de Davi é um convite para o leitor refletir sobre o valor do conhecimento como ferramenta de liberdade, a importância da oração e da obediência espiritual e o perigo de sistemas opressores que invertem valores morais e destroem laços familiares. A obra ainda reforça que propósito deve sempre se sobrepor ao ego, que a dor pode ser transformada em força e que a verdadeira fortaleza nasce da fé colocada em prática. Ao final, o autor deixa como legado a ideia de que pessoas comuns, quando unidas por Deus e guiadas por um propósito maior, podem, sim, salvar o mundo e mudar o curso da história.
Ficha técnica:
Título: Débora e os Valentes de Davi
Subtítulo: Edição Definitiva
Autor: Nilson Pedroso
ISBN/ASIN: 655278385X
Gênero: Ficção cristã distópica
Número de páginas: 230
Preço: R$ 5,99 (E-book) | R$ 69,97 (livro físico)
Onde encontrar: Amazon | Disponível também no Kindle Unlimited | Clube de Autores
Sobre o autor: Nilson Pedroso é natural de Chapecó (SC), onde passou toda sua infância e adolescência. Professor dos anos iniciais e pós-graduado em Psicopedagogia, o autor possui sólida formação educacional e ampla experiência de ensino, o que influencia diretamente sua escrita, marcada pela profundidade psicológica, clareza didática e compromisso com o desenvolvimento humano. Apaixonado por leitura e escrita desde a infância, hoje conta com três obras publicadas: “Escrita Criativa: o guia definitivo para escritores”, “Como Construir Riqueza com Fundos Imobiliários” e seu recém-lançamento “Débora e os Valentes de Davi”.
Redes sociais:
Instagram: @escritornilson
Site: www.escritornilson.com.

Comentários
Postar um comentário