Projeto busca fortalecer o abastecimento de água e reduzir riscos de escassez na região
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), prorrogou até 25 de fevereiro a consulta pública do projeto de Segurança Hídrica da Bacia do PCJ, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade. O projeto busca fortalecer o sistema regional de abastecimento de água e promover o aumento da segurança hídrica da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) a partir de planejamento e da integração de infraestruturas estratégicas, como as barragens de Pedreira e Duas Pontes e a Unidade de Tratamento do Rio Camanducaia.
O objetivo do projeto é ampliar a segurança hídrica da região, promovendo o melhor aproveitamento da água disponível e garantindo mais regularidade no abastecimento, especialmente em períodos de estiagem. A área de abrangência envolve 21 municípios, beneficiados direta ou indiretamente pelas infraestruturas: Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Entre os principais benefícios esperados estão: a regularização das vazões dos rios Camanducaia e Jaguari e das barragens Pedreira e Duas Pontes, com ganhos de até 17 mil litros de água por segundo; a preservação da qualidade da água dos mananciais; e o aumento da segurança no abastecimento, tornando o sistema mais preparado para períodos de seca e para o crescimento da região.
O investimento total estimado é de R$ 311,2 milhões, abrangendo obras e sistemas necessários para fortalecer a segurança hídrica da região das Bacias PCJ.
Durante o período da consulta pública, que agora se estende até 25 de fevereiro, a sociedade poderá contribuir com sugestões para o aprimoramento do projeto, antes da publicação do edital.
As contribuições deverão ser enviadas por escrito para o e-mail segurancahidricasarpcj@cpp.sp.
Os documentos do projeto estão disponíveis no site e em ambiente virtual (data room). Para acesso aos materiais técnicos detalhados, é necessário realizar solicitação por e-mail, informando nome completo, CPF, e-mail, instituição, telefone e cidade do solicitante.
O projeto está sendo estruturado pela SPI, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas).
.jpg)
Comentários
Postar um comentário