E.M. Prof.ª Elza Pirro Viana promove encontro acolhedor com pais do AEE e reforça compromisso com a inclusão
Professores responsáveis pelo AEE – Atendimento Educacional Especializado na E. M. Profª Elza Pirro Viana, realizaram uma reunião especial com as famílias dos alunos regularmente matriculados, colocando como reflexão: “O que deixa sua criança interior feliz?”.
O evento ocorreu no dia 10 de fevereiro, nas dependências do estabelecimento de ensino e teve como principal objetivo acolher as famílias atípicas por meio de um momento afetivo, reflexivo e de fortalecimento de vínculos.
A reunião contou com a participação das professoras Lucinéia Teodora Assunção Lima e Ellis Angela Guedes de Moura, especialistas em Educação Especial, que realizam os atendimentos no contraturno dos alunos.
Também presentes à reunião, as professoras Angélica de Moura Bernardo Q. S. F. de Souza e Aline Ferreira Marques, especialistas em Educação Especial que atuam como intérpretes de Libras e acompanham regularmente os alunos surdos em sala de aula.
Ao longo da reunião, foram apresentados os objetivos do AEE, sua finalidade e a forma como o atendimento acontece durante o ano letivo. As professoras esclareceram dúvidas, explicaram as estratégias pedagógicas utilizadas e reforçaram a importância da parceria entre escola e família no processo de desenvolvimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial.
Dentro dessa proposta de aproximação e diálogo, o tema escolhido conduziu um momento de profunda reflexão. Ao perguntar “O que deixa sua criança interior feliz?”, os pais foram convidados a revisitar suas próprias memórias, suas brincadeiras favoritas, seus sonhos e sentimentos da infância e essa retomada simbólica despertou emoções e reforçou uma verdade essencial: quando acolhemos nossa própria história, ampliamos nossa capacidade de empatia e nos tornamos mais sensíveis às necessidades das crianças de hoje.
Conforme explicou a equipe do AEE, a reflexão naturalmente conduziu a outro ponto fundamental: a importância de enxergar cada criança para além de um diagnóstico. Cada aluno traz consigo vivências, experiências, sentimentos e sonhos que merecem ser acolhidos e valorizados. Antes de qualquer definição, existe uma criança com qualidades, talentos e muitas possibilidades de crescimento. Mais do que olhar para as dificuldades, é essencial reconhecer e fortalecer suas potencialidades, respeitando seu tempo e seu jeito de aprender. Nesse contexto, também foi destacada a realidade das famílias. Ser mãe ou pai atípico é viver uma jornada marcada por desafios, superações e aprendizados constantes. É celebrar cada avanço, por menor que pareça, e manter-se firme diante das dificuldades. Reconhecer essa caminhada é um passo fundamental para construir uma escola que compreende, respeita e caminha junto com as famílias.
Assim, a reflexão se ampliou para o respeito à individualidade. Cada criança é única, aprende de maneira própria e possui seu ritmo. A verdadeira inclusão vai além da matrícula: ela se concretiza nas práticas pedagógicas diárias, nas adaptações necessárias, no olhar sensível e na disposição constante de rever estratégias e eliminar barreiras.
Entre erros e acertos, como em toda trajetória educativa, a escola aprende, ajusta e evolui e o que prevalece é a vontade sincera de acertar, de fazer o que é correto e de atender cada aluno com dignidade, respeito e compromisso.
Dessa forma, reafirma-se que a educação inclusiva não é um ponto de chegada, mas um caminho construído diariamente e ela se fortalece quando escola e família caminham juntas, unidas pelo propósito de garantir que cada criança seja vista em sua totalidade, respeitada em sua singularidade e valorizada em todo o seu potencial.
A reunião contou com total apoio da equipe de gestão formada pela diretora Débora Cândida Pontel, vice-diretora Daniele Maschetto Silva e a coordenadora pedagógica Melissa Yane de Moraes Murzani Valeretto que sempre buscam um olhar atento e comprometido numa educação inclusiva, fortalecendo as ações desenvolvidas no cotidiano escolar.

Comentários
Postar um comentário