Pular para o conteúdo principal

Deboche contra a família tradicional em escola de samba ataca os valores mais sagrados, diz bispo de Formosa

 


Neoconservadores em ConservaA ala 'Neoconservadores em Conserva' da escola de samba Acadêmicos de Niterói trazia no rótulo das latas a imagem de uma família tradicional, formada por um pai, uma mãe e dois filhos. | Reprodução/redes sociais

“Vimos mais uma vez a fé cristã ser escarnecida e vilipendiada durante as festividades do Carnaval, especialmente no desfile da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro”, disse o bispo de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães, em sua homilia na missa de Quarta-feira de Cinzas (18), na catedral de Formosa. “Sob o pretexto de arte e liberdade de expressão, assistimos a um ataque deliberado aos valores mais sagrados para nós, com um deboche particular, dirigido à família tradicional, à família conservadora, pilar da sociedade e santuário da vida”.

Segundo o bispo de Formosa, os cristãos não podem “entrar neste tempo de conversão, ignorando o mundo que nos cerca” porque “ser cristão é ter os pés na terra e o coração no céu”.

“E a terra em que pisamos, nosso amado Brasil, clama por uma voz profética. O profeta não é aquele que prevê o futuro, mas aquele que interpreta o presente à luz da Palavra de Deus e tem a coragem de denunciar o pecado e anunciar a verdade, mesmo que isso lhe custe aceitação do mundo”, disse dom Adair.

Dom Adair comentava o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no domingo (15), que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Marquês de Sapucaí. A ala Neoconservadores em Conserva era formada por foliões fantasiados de latas de conserva trazendo no rótulo das latas a imagem de uma família tradicional, formada por um pai, uma mãe e dois filhos.

Segundo o roteiro apresentado pela Acadêmicos de Niterói, “os chamados ‘neoconservadores’” são “um grupo que atua fortemente em oposição a Lula, votando contra a maioria das pautas defendidas por ele, como privatizações e o fim da escala de trabalho 6x1”.

A Acadêmicos de Niterói ficou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro em 2027.

“O movimento em ascensão no Brasil passou a se associar, dentro do campo político, aos seguidores da extrema direita”, disse a escola de samba destacando que “a fantasia traz uma lata de conserva, com uma defesa da dita família tradicional”, e “na cabeça dos componentes, há uma variação de elementos para enumerar os grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo. São eles: os representantes do agronegócio, os defensores da Ditadura Militar e os grupos religiosos evangélicos”.

Dom Adair comentou que houve “uma crítica também azeda ao produtor do campo, que abastece com seus muitos impostos, os cofres desse governo”

Para dom Adair, “o que torna esse estardalhaço ainda mais grave, ainda mais revoltante é saber que todo esse deboche da família, dos trabalhadores, todo esse incentivo à cultura do ódio, toda essa divisão cada vez mais profunda em nosso Brasil foi patrocinado pelo dinheiro público”.

“Um governo que não educa, que não cuida da saúde, que não oferece segurança, quis fazer daquele momento um momento político, um momento eleitoral, uma campanha presidencial antecipada”, disse o bispo.

Comentários