Jales reforça os cuidados com a dengue neste início do ano

 

A principal forma de prevenir a dengue é reduzir a infestação do mosquito
Aedes aegypti. Servidores da Vigilância Sanitária em ação contra o mosquito 

A dengue continua sendo uma preocupação constante para a saúde pública, especialmente em períodos de calor e chuvas frequentes. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera, principalmente, em locais com água parada, muitas vezes dentro das próprias residências. Por isso, a prevenção diária é fundamental para proteger famílias e comunidades inteiras.

Pequenos descuidos no dia a dia podem favorecer a reprodução do mosquito. Pratos de plantas com água, calhas entupidas, garrafas destampadas, pneus e recipientes esquecidos nos quintais são ambientes ideais para o desenvolvimento das larvas. A Chefe de Divisão de Combate aos Vetores e Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária, Vanessa Luzia Silva Tonholi alerta que a maior parte dos focos do mosquito está dentro ou ao redor das casas.

A prevenção começa com atitudes simples, mas eficazes. Manter o quintal limpo e livre de entulhos, limpar calhas regularmente, manter ralos bem tampados e virar garrafas, baldes e pneus são medidas essenciais. Outro cuidado importante é manter as caixas-d’água sempre bem vedadas e substituir a água dos pratos de plantas por areia úmida.

Mais do que uma ação individual, o combate à dengue é um ato coletivo. Ao cuidar do próprio espaço, cada morador contribui para a segurança da vizinhança e para a redução dos casos da doença na cidade. A conscientização e o engajamento da população são decisivos para interromper o ciclo de transmissão.

A Vigilância Sanitária de Jales reforça que a luta contra a dengue deve ser contínua, não apenas em períodos de surto. A vigilância diária e a adoção de hábitos preventivos salvam vidas e fortalecem a saúde coletiva.

Comentários