![]() |
| A diretora Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, do Desenvolvimento Rural, em visita ao projeto horta comunitária fotos/ascom/pmjales/divulgação |
O município de Jales segue investindo em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população por meio do Projeto Horta Comunitária, implantado no Jardim Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
A iniciativa oferece inúmeros benefícios à comunidade, promovendo saúde por meio da produção de alimentos frescos e livres de agrotóxicos, bem-estar mental, fortalecimento da segurança alimentar e incentivo à socialização entre os moradores. Além disso, contribui para a educação ambiental, o uso consciente dos espaços urbanos, a redução de custos com alimentação, a geração de renda complementar e o embelezamento e revitalização de áreas da cidade.
A diretora Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, do Desenvolvimento Rural, ressaltou que o projeto vai além do cultivo de alimentos e, “a horta comunitária é um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção coletiva. A assistência técnica garante uma produção sustentável, enquanto o envolvimento da comunidade torna o projeto vivo e transformador”.
Um dos pilares do sucesso da horta é o trabalho desenvolvido pela senhora Celina de Souza, responsável direta pela condução das atividades no local, ao lado de inúmeras famílias participantes. Seu empenho diário, dedicação e liderança têm sido fundamentais para a organização, manutenção e produtividade da horta, tornando-a referência de cooperação e compromisso comunitário. Sua atuação evidencia a importância do protagonismo popular nos projetos públicos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e cuidado coletivo.
O projeto também se consolida graças ao apoio constante de parceiros, como viveiros, instituições de ensino, o Sindicato Rural, a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e produtores rurais do município, que, de forma solidária, complementam as ações e contribuem sempre que necessário para o cuidado, manutenção e fortalecimento da horta comunitária.
O secretário municipal Ademir Molina, de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, destacou o engajamento coletivo e anunciou a ampliação da iniciativa, expondo que “o sucesso da horta comunitária é resultado do trabalho conjunto entre poder público, equipe técnica, parceiros e comunidade. Diante dos resultados positivos, o projeto será estendido para outros bairros do município ainda em 2026”.
“A horta comunitária representa cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. É um projeto que une saúde, inclusão social e valorização do agro, aproximando a produção de alimentos da população e fortalecendo o espírito comunitário”, disse Luis Henrique.




Comentários
Postar um comentário