Tecnologia GPS é utilizada em cirurgia de prótese de ombro


 

Recurso de navegação aumenta precisão e melhora resultados em procedimento realizado pelo Hospital Moinhos de Vento

 


Cirurgia de prótese de ombro guiada por GPS é realizada em paciente de 78 anos no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS. (Crédito: Divulgação)

 

Estamos habituados a ver o GPS como um guia de bolso, mas a sua precisão milimétrica agora é recrutada no centro cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS, onde a tecnologia ganhou um novo papel: conduzir, com máxima precisão, cada etapa de um procedimento ortopédico. Há alguns dias, a instituição realizou pela primeira vez uma cirurgia de ombro com navegação por GPS.
 

O procedimento foi realizado em uma paciente, de 78 anos, que sofria com dor crônica e limitação de movimentos. Nessas situações, a cirurgia que substitui parcial ou totalmente uma articulação comprometida, chamada de artroplastia, é indicada para devolver qualidade de vida. O diferencial, neste caso, foi o uso do chamado “GPS cirúrgico”, que funciona por meio de sensores capazes de transmitir dados em tempo real sobre a localização dos instrumentos e dos implantes em relação à anatomia do paciente.
 

Segundo o ortopedista responsável, Eduardo Mariz, a tecnologia permite reproduzir com exatidão o planejamento virtual realizado antes da operação, assegurando resultados funcionais superiores e maior durabilidade da prótese. “No tratamento de artrose avançada do ombro, especialmente quando há perda óssea, a cirurgia consiste na substituição da articulação por uma prótese reversa. A navegação por GPS garante que os implantes sejam posicionados com muito mais precisão, seguindo com segurança o planejamento pré-operatório”, esclarece.
 

O planejamento começa, com uma tomografia realizada, a partir de protocolo específico desenvolvido junto ao serviço de imagem do hospital. As informações são processadas em um software que define tamanho, ângulo e posicionamento dos implantes, com o objetivo de reduzir a dor e recuperar a mobilidade da articulação.
 

Com a adoção dessa tecnologia, o Hospital Moinhos de Vento busca ampliar as possibilidades de recuperação e qualidade de vida de pacientes com doenças articulares complexas.
 


Sobre o Hospital Moinhos de Vento

Com o propósito de Cuidar das Pessoas, integrando assistência, pesquisa e educação, o Hospital Moinhos de Vento, fundado em 1927, foi o segundo hospital do país acreditado pela Joint Commission International (JCI), sendo reacreditado pela oitava vez consecutiva em 2023. Possui um dos parques robóticos multiplataforma mais diversificados da América Latina. É referência nacional em práticas sustentáveis no setor hospitalar, sendo a primeira instituição do Brasil a construir, em seu complexo, uma Central de Transformação de Resíduos. É um dos sete de referência do Brasil segundo o Ministério da Saúde e o único fora do eixo-SP a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Melhor hospital da Região Sul e quarto melhor hospital do País, de acordo com a revista Newsweek, e melhor empresa do País no segmento Saúde no Anuário Época Negócios. Recentemente, o Hospital Moinhos de Vento conquistou mais dois importantes reconhecimentos na América Latina: foi eleito pela Latam Business Conference o terceiro melhor do continente e o segundo melhor do Brasil no Top Ranking Latam Best Hospitals. Em outro ranking, elaborado pela Intellat, Moinhos foi o segundo melhor da América Latina em telemedicina e experiência do paciente. Saiba mais no nosso site e nos siga no LinkedIn e Instagram.

 

Comentários