 | Apae de Fernandópolis está na lista para receber o prémio (foto/cidadãonet) |
Reconhecimento é concedido a empresas privadas, instituições públicas e Organizações da Sociedade Civil Nesta terça-feira (4/12), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) recebe os representantes das instituições que foram contempladas com o Selo “Amigo da Pessoa com TEA” para a outorga simbólica do reconhecimento. O evento acontece na sede do Centro TEA Paulista, um espaço de referência para atendimento especializado localizado na Vila Leopoldina.
Lançada em setembro, a iniciativa tem como objetivo destacar e valorizar empresas privadas, instituições públicas municipais e estaduais, além de Organizações da Sociedade Civil com atuação no estado de São Paulo, que desenvolvem ações e projetos voltados à inclusão e valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao todo, foram selecionadas 112 atividades para receberem o Selo, após julgamento realizado pelo comitê gestor do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA). Nesse processo, foram considerados os seguintes critérios: relevância da iniciativa para o público com TEA; grau de acessibilidade e inclusão; potencial de replicabilidade; sustentabilidade da ação e clareza e consistência das informações prestadas.
"Nosso objetivo é estimular empresas, instituições e organizações a se tornarem verdadeiras parceiras na promoção da inclusão. O Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ serve para reconhecer aqueles que assumem esse compromisso, contribuindo para ampliar o acesso, as oportunidades, o respeito e a qualidade de vida das pessoas com espectro autista”, afirmou o secretário Marcos da Costa.
Além de reconhecer ações em campos como acessibilidade, inclusão escolar, social, cultural e esportiva, atendimento humanizado e capacitação de equipes, a comissão também avaliou a capacidade da iniciativa de se manter ativa ao longo do tempo. Para isso, foi verificado se há apoio institucional, recursos estáveis, parcerias consolidadas, engajamento comunitário ou estratégias de continuidade.
Cuidando de quem Cuida, Grupo InterAção Teens, Cidadania em Rede e Cine Inclusão foram alguns dos projetos contemplados com o Selo, em iniciativas que buscam promover a autonomia, o acesso a direitos, o combate à discriminação, a inclusão social e apoio a famílias. A relação completa dos selecionados pode ser acessada neste link.
|
Comentários
Postar um comentário