Secretário Jorge Lima discursou no evento de lançamento do programa
Durante a abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, destacou o papel estratégico da iniciativa para aproximar inovação, tecnologia e gestão pública. “São Paulo é o maior polo de inovação do Brasil e da América Latina, e o Programa coloca essa força a serviço dos municípios e empresas”, afirmou. “Queremos não só cidades inteligentes, mas também bairros e empreendimentos inteligentes”, concluiu o secretário.
O programa está organizado em cinco eixos temáticos:
- Conectividade: Infraestrutura e Inclusão Digital;
- Governança e Planejamento Urbano: Gestão e Dados;
- Mobilidade Urbana: Fluxo e Sustentabilidade;
- Segurança: Inteligência e Prevenção;
- Serviços Públicos: Eficiência e Cidadania.
As soluções inscritas passam por avaliação técnica conduzida pelo IPT, garantindo qualidade, interoperabilidade e aderência às necessidades dos territórios.
“O Programa Cidades Inteligentes foi desenhado para apoiar municípios de diferentes portes, respeitando sua autonomia, características e desafios. Além de mapear soluções, o programa oferece capacitação, orientação técnica e modelos de referência, criando condições reais para que as administrações locais avancem na transformação digital e no planejamento urbano inteligente”, explicou a subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, Júlia da Motta.
Atualmente, o programa já contabiliza 157 empresas cadastradas e 66 soluções inscritas, dentro da primeira etapa de mapeamento. Na fase seguinte, estão previstas ações de construção de capacidades, como workshops por eixo temático, além de editais voltados a municípios, bairros e empreendimentos inteligentes, com foco na identificação de gargalos e oportunidades para a implementação das soluções. Confira mais detalhes no site cidadesinteligentes.sp.gov.br/
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
Comentários
Postar um comentário