Exposição “História ao Ar Livre” abre ao público na próxima terça, 16, no Jardim de Amor, em Barretos

 

Mostra reúne mais de 70 fotografias, cartas e painéis interativos sobre a trajetória do Hospital de Amor

Em cerimônia realizada nesta sexta, 12, para convidados, foi inaugurada a exposição “História ao Ar Livre”, no Jardim de Amor, do Hospital de Amor de Barretos. A partir do dia 16, a mostra estará aberta gratuitamente ao público às terças e quintas, das 8h às 10h e das 16h às 18h, convidando visitantes a percorrer a história do Hospital de Amor desde a origem até os dias atuais, por meio de mais de 70 fotografias originais, fragmentos de cartas e desenhos dispostos em painéis interativos.


A exposição, que é uma realização do Ministério da Cultura e Instituto Sociocultural, por meio da Lei Rouanet, integra o projeto do Acervo Histórico do Hospital de Amor, iniciativa do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor que vem sendo construída há dois anos para preservar a memória institucional e incentivar a criação de produtos culturais de interesse público.


O Hospital de Amor, antigo Hospital de Câncer de Barretos, é uma instituição filantrópica de excelência no tratamento, prevenção e pesquisa de oncologia, referência nacional e latino-americana, que oferece tratamento e prevenção de câncer 100% gratuitos pelo SUS, com uma abordagem humanizada e abrangente, incluindo cuidados paliativos, pesquisa e ensino, sendo mantido por doações e com unidades em várias regiões do Brasil, destacando-se pela qualidade e inovação.


“Este acervo nasce com o objetivo de guardar, proteger e cuidar das fontes históricas do Hospital de Amor para que produtos culturais como esta exposição possam florescer”, afirma a historiadora e curadora da mostra, Karla Armani. “É um trabalho de equipe, pensado para dialogar com o espaço do Jardim de Amor, somando delicadeza, acessibilidade e informação sem interferir na beleza do lugar.”


A cerimônia de abertura contou com falas da coordenadora do ISHA, Aline Dias; do vice-prefeito da Estância Turística de Barretos, Mussa Calil Neto, um voluntário do Hospital de Amor há mais de 40 anos, e do padre Túlio Gambarato, que comparou poeticamente o Jardim de Amor ao Jardim do Éden, da Bíblia, ressaltando o caráter acolhedor e simbólico do espaço.


Com recursos de acessibilidade, como descrição audiovisual para pessoas com baixa visão, “História ao Ar Livre” está disponível em múltiplos formatos, incluindo catálogo impresso e conteúdo digital. Informações detalhadas da mostra e do Jardim de Amor podem ser consultadas no hotsite do Instituto Sociocultural: https://hainstitutosociocultural.com.br/jardimdeamor/ .


Serviço:

Exposição: “História ao Ar Livre”

Onde: Jardim de Amor — Hospital de Amor, Barretos/SP

Visitação: a partir do dia 16, às terças e quintas, das 8h às 10h e das 16h às 18h

Visitação gratuita, aberta a todos

Mais informações: https://hainstitutosociocultural.com.br/jardimdeamor/


Sobre o ISHA - Instituto Sociocultural do Hospital de Amor

Criado em 2008, o ISHA integra humanização, arte, cultura e educação ao cuidado em saúde no Hospital de Amor. Com projetos permanentes e ações itinerantes, promove bem-estar emocional, inclusão e acesso à cultura para pacientes, familiares, colaboradores e a comunidade. Entre seus pilares estão a humanização hospitalar, a valorização do bem-estar e a promoção de experiências artísticas e educativas que transformam o ambiente de cuidado.

 



Fotos: Divulgação

PARCERIA COMUNICAÇÃO

Luciana Gomes

(17) 9 9642-5695

luciana@parceriacomunicacao.com.br

Tamires Furniel

(17) 9 9253-7797

tamires.furniel@parceriacomunicacao.com.br

Comentários