Vereadora solicita informações sobre tempo de espera atual na fila para terapias no CIACA


 


A Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), por meio do Requerimento nº 203/2025, pediu à Prefeitura informações sobre o tempo médio de espera atualmente registrado na fila para o início das terapias no Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente – CIACA, e sobre a possibilidade de o Executivo firmar parcerias com clínicas particulares, para a redução ou eliminação dessa fila. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, na 1838ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.

 

“Na semana passada, fui chamada para ir ao CIACA. Realmente, quem fez a triagem em abril vai passar por consulta em dezembro. São sete meses de espera. A demanda cresceu demais, e se o nosso município tiver orçamento para começar terapias para essas crianças, em clínicas privadas [por meio de parcerias], será muito bom. Não podemos deixá-las sete meses nessa fila esperando um tratamento tão sério”, disse Villa na Sessão Ordinária.

 

No Requerimento, a parlamentar contou que recebeu diversas reclamações sobre a longa fila de espera para o início das terapias destinadas a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, após o atendimento inicial no CIACA, e afirmou que há relatos de famílias informando que o tempo de espera ultrapassa seis meses, o que compromete o desenvolvimento das crianças e reduz significativamente a eficácia dos tratamentos terapêuticos, que exigem continuidade e início precoce.

 

Também salientou a importância das terapias multidisciplinares para o progresso cognitivo, social e emocional das crianças com TEA, e alertou que a demora no início do acompanhamento pode gerar prejuízos irreversíveis ao desenvolvimento infantil.

 

Ainda, a Edil lembrou que o município pode adotar medidas emergenciais e estabelecer parcerias com clínicas particulares, desde que haja dotação orçamentária, para reduzir o tempo de espera e garantir o direito ao tratamento adequado.

 

Assim, no Requerimento Villa perguntou qual é o tempo médio de espera atualmente registrado na fila para o início das terapias no CIACA.

 

Outra questão foi quantas crianças estão aguardando para iniciar os atendimentos terapêuticos.

Mais um questionamento da Vereadora foi quanto aos principais motivos que têm ocasionado a demora no início das terapias.

 

Por fim, Villa indagou se existe a possibilidade de implantação emergencial de parcerias com clínicas particulares a fim de se reduzir ou eliminar a fila de espera.

 

(Texto produzido pelo Setor de Imprensa e Cerimonial da Câmara Municipal de Jales). 

Comentários