Silvio Tendler: o cineasta que “desenvenenou” o olhar
*sessão especial, no dia 20 de novembro a partir das 19h no Reserva Cultural, com o documentário O Veneno Está na Mesa II e uma entrevista inédita com o cineasta, seguido de debate com mediação de André Luzzi e participação de Ana Tendler (sua filha) e Susana Prizendt
O São Paulo Food Film Fest 2025, que acontece até 23/11, presta homenagem ao cineasta Silvio Tendler, um dos maiores nomes do documentário brasileiro, cuja obra iluminou as contradições do país e inspirou gerações a resistir com arte, sensibilidade e consciência crítica. Autor de filmes como O Veneno Está na Mesa I e II, Tendler fez do cinema uma trincheira poética contra a fome, a desigualdade e o envenenamento da vida, tanto no corpo quanto na alma.
A sessão especial, no dia 20 de novembro a partir das 19h no Reserva Cultural, apresenta o documentário O Veneno Está na Mesa II e uma entrevista inédita com o cineasta, seguida de um debate com mediação de André Luzzi e participação de Ana Tendler (sua filha) e Susana Prizendt, autora do ensaio Agroecologia e Artivismo: Quando a luta também está à mesa. No texto, Susana reflete sobre como a construção de outro sistema agroalimentar nasce de “estalos”, momentos em que a resignação dá lugar à resiliência, e o gesto artístico se transforma em ação política.
Como Tendler mostrou em sua trajetória, o cinema pode ser semente: desperta, denúncia e semeia novas formas de ver o mundo. Sua obra segue ecoando nos territórios que lutam por soberania alimentar, nas cozinhas que cultivam o cuidado e nas telas que projetam futuros mais justos e saudáveis.
Mais do que uma homenagem, o festival celebra o artivismo, essa interessante intersecção entre arte e ativismo, que Silvio Tendler ajudou a inaugurar no Brasil. Um cinema que não se contenta em representar a realidade, mas busca transformá-la.
O São Paulo Food Film Fest é viabilizado por meio da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais e do ProAC - ICMS. Ele tem patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, Natural One e Spcine, apoio da Akio Roxo, Águas Prata e Suzano. A produção é da DOC e Outras Coisas, Drop Produções e coprodução da Química Cultural. A gestão de patrocínios é da Doble Cultura. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais e do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
São Paulo Food Film Fest
Quando: 13 a 23 de novembro de 2025.
Onde: Reserva Cultural, Centro Cultural São Paulo (CCSP), CEUs do Circuito Spcine e Spcine Play
Para saber mais:
https://www.spfoodfilmfest.

Comentários
Postar um comentário