Pular para o conteúdo principal

Governador do RJ é aplaudido de pé em missa de Finados por causa da operação contra o crime organizado

 

Foto ilustrativa Governador  do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. | Crédito: Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi recebido com aplausos de pé pelos fiéis na missa de Finados celebrada ontem (2) na Paróquia Santa Rosa de Lima, na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste da capital fluminense, por causa da Operação Contenção, contra o crime organizado.

Castro faz parte do ministério de música da paróquia e é fundador da banda católica Em Nome do Pai, que tem um álbum no Spotify.

 “Não é fácil ser policial militar ou civil em nenhuma parte do mundo, ainda mais no Rio de Janeiro, com tantos desafios”, disse o pároco, padre Marcelo Araújo, capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, na missa. Ele também falou da importância de rezar pelas “pessoas boas e honestas que moram nas favelas”.

A Operação Contenção feita contra o Comando Vermelho (CV), uma das maiores organizações criminosas do Brasil, envolveu 2,5 mil policiais civis e militares com o objetivo de desarticular e conter a expansão territorial do CV, além de cumprir cerca de 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão.

Segundo o Governo do Rio de Janeiro, durante a ação foram registrados vários confrontos com intenso tiroteio principalmente na área de mata, onde pelo menos 64 criminosos resistiram à ação policial e morreram. Nesta ação também morreram quatro policiais. Ao todo, morreram 121 pessoas na operação, 113 foram presas, cerca de100 fuzis e mais de uma tonelada de drogas foram apreendidos nos complexos do Alemão e da Penha.

Segundo as investigações da Polícia, 95% dos mortos tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho e 54% eram de outros estados, incluindo chefes do grupo no Pará, Amazonas, Goiás, Maranhão e Espírito Santo

Os aplausos recebidos pelo governador Cláudio Castro na missa, refletem o sentimento popular revelado por pesquisas recentes, que mostram que a operação policial teve ampla aprovação popular. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada no fim de semana, 64% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro aprovam a ação, contra 27% que a desaprovam. A mesma pesquisa aponta que a avaliação positiva do governo Castro subiu de 43% em agosto para 53% no final de outubro.

Pesquisa, da AtlasIntel, divulgada na sexta-feira (31), revela que 80,9% dos moradores de favelas consideram a operação positiva, contra 19,1% que desaprovam. No geral, 55,2% dos entrevistados aprovam a atuação das forças de segurança, enquanto 42,3% desaprovam. Entre os moradores da capital fluminense, o apoio à ação chega a 62,2%, com 34,2% de desaprovação.

Comentários