Competição realizada no último final de semana reuniu 75 pilotos do Brasil e do exterior, na Rampa do Monjolo, considerada referência para a prática do esporte no Espírito Santo
A etapa final do Campeonato Capixaba de Voo Livre proporcionou uma experiência única para público e competidores, no último final de semana, em Baixo Guandu, no noroeste do Estado. Reconhecida como a Capital Estadual do Voo Livre, a cidade recebeu cerca de 75 pilotos do Brasil e do exterior para o 5º Open Monjolo, uma realização da Associação de Voo Livre de Baixo Guandu (AVLBG), em conju nto com a Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL).
A Rampa do Monjolo, considerada referência para a prática do esporte no Espírito Santo, foi o palco de um show de emoção e adrenalina que premiou os pilotos com prêmios em dinheiro e troféus. Somando-se a pontuação nas etapas de Pancas, Alfredo Chaves e Baixo Guandu, o piloto Vinicius Bianchi Malacarne sagrou-se o campeão capixaba de voo livre de 2025.
Os outros atletas que subiram ao pódio foram, respectivamente, Eduardo Machado Baldi, Ruy Gonçalves Coelho, Lucas Porto e Murilo Kiefer Xavier. Na categoria feminina, o título ficou com Marina Olexina, e o segundo lugar com Micheli Sossai.
Já o 5º Open Monjolo teve como vencedor Eduardo Machado Baldi, com as demais premiações, na ordem, para Ruy Gonçalves Coelho, Vinicius Bianchi Malacarne, Rony Payer Carminati e Mateus Faria Tiburcio. Na categoria feminina, Marina Olexina ficou em primeiro lugar, com Micheli Sossai na segunda colocação.
Juntamente com a emoção dos voos, o evento contou com música ao vivo e atrações culturais, movimentando o turismo de aventura, a rede hoteleira e a geração de renda no município.
“Chave de ouro”
Para o presidente da Associação de Voo Livre de Baixo Guandu, Raney de Freitas, o 5º Open Monjolo fechou o circuito estadual com chave de ouro. “Devido à sua natureza privilegiada, a Rampa do Monjolo é considerada uma das melhores do mundo para competição de parapente. O Monjolo está para o voo livre assim como o Maracanã está para o futebol, e sempre com o foco na valorização do piloto, que é o principal artista do evento”, comenta Raney.
Segundo o presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Eucleber Janes Ferreira, o ano de 2025 registrou grandes avanços para o esporte no Espírito Santo: “Tivemos três etapas concorridas, com a participação de pilotos do Brasil e do exterior, recordes sendo quebrados, pilotos capixabas se destacando em nível nacional e o apoio de vários parceiros que acreditam no potencial do voo livre para o fortalecimento do turismo de aventura no Espírito Santo”.
Calendário 2026
O calendário do Campeonato Capixaba de Voo Livre de 2026 já está definido: as etapas vão acontecer de 2 a 5 de abril, em Pancas; de 9 a 12 de julho, em Castelo; e de 5 a 12 de setembro, com a grande final do Campeonato Brasileiro de Parapente, em Baixo Guandu.
- CONFIRA OS RESULTADOS:
- Vinicius Bianchi Malacarne
- Eduardo Machado Baldi
- Ruy Gonçalves Coelho
- Lucas Porto
- Murilo Kiefer Xavier
Feminino
- Marina Olexina
- Micheli Sossai
5º Open Monjolo
- Eduardo Machado Baldi
- Ruy Gonçalves Coelho
- Vinicius Bianchi Malacarne
- Rony Payer Carminati
- Mateus Faria Tiburcio
Feminino
- Marina Olexina
- Micheli Sossai
Os resultados de todas as categorias estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Voo Livre: https://www.cbvl.esp.

Comentários
Postar um comentário