Sarau leva música e emoção a pacientes da hemodiálise da Santa Casa de Barretos

 




Fotos: Divulgação

Atividade promovida por estudantes da FACISB levou música, leveza e interação ao setor de hemodiálise

O GAAL (Grupo Acadêmico de Atividades Lúdicas), formado por estudantes de Medicina da FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata), realizou um Sarau Musical com os pacientes do setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Barretos.

A ação tem como propósito levar momentos de descontração e acolhimento às pessoas que enfrentam, três vezes por semana, sessões de até quatro horas de tratamento.

Os integrantes do GAAL visitaram três salas da hemodiálise, que contavam com um total de 28 pacientes. E, em formato de roda musical, o grupo cantou e interagiu com os pacientes, resgatando memórias afetivas e um ambiente mais acolhedor.

“O intuito é que cada vez mais alcancemos momentos como esse, de interação e alegria. O paciente se sente acolhido, e quebramos um pouco da rotina, que é tão exigente para eles”, destacou Kelly Cristina Riuto Garcia, enfermeira responsável pelo setor de hemodiálise da Santa Casa de Barretos.

“A partir de um ambiente harmônico, o tratamento da equipe com os pacientes se torna mais leve e humano, fazendo com que eles se sintam motivados a continuar.”

Para os estudantes, a vivência foi transformadora e reforçou a importância do cuidado humanizado dentro do ambiente hospitalar.

“É uma experiência gratificante, pois aumenta a socialização com os pacientes. É perceptível a alegria deles e o quanto ficam agradecidos com a presença do grupo e da apresentação musical”, relatou Maria Carolina Brunelli Franzoni, estudante de Medicina e integrante do GAAL.

Ainda de acordo com a estudante, “mesmo aqueles que estavam mais reservados se emocionaram e participaram. Ficou claro o quanto gestos simples, como a escuta e a presença, podem transformar o dia de alguém.”

O evento musical reforça o papel das atividades lúdicas como ferramentas de promoção do bem-estar emocional e humanização no atendimento hospitalar, aproximando os futuros profissionais de saúde dos pacientes e do sentido mais profundo do cuidar.

Participaram da atividade os estudantes: Maria Eduarda Ronchi Rocha, José Ramon Neto, Tomás Santana, Isadora Amati Bossoli, Raquel de Biasi, Maria Luísa Andreotti, Lucas Beretta, Manuela Origa, Lívia Carolini Torres e Carol Zuliani.


Fotos: Divulgação



Comentários