Mês da Mulher Rural: Atvos celebra data ampliando presença feminina e fortalecendo equidade no setor sucroenergético
Com o programa MOVA, companhia oferece capacitação profissional para mulheres de comunidades rurais do Centro-Oeste e Sudeste
Na contramão do histórico domínio masculino na força de trabalho do agronegócio, a Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, tem contribuído para um novo cenário. A empresa investe no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres das comunidades próximas às suas oito unidades agroindustriais no Centro-Oeste e Sudeste, incentivando sua atuação como agentes de inovação, produtividade e sustentabilidade.
E recentemente, pelo quarto ano consecutivo, a Atvos conquistou o selo 'Empresa Amiga da Mulher'. Concedido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) de Mato Grosso do Sul, o prêmio destaca as ações da companhia em prol da equidade de gênero e da valorização feminina.
Histórias que inspiram a transformação no setor
Na Unidade Morro Vermelho, em Mineiros (GO), Suelen Mariana Ramos se formou pelo MOVA Comunidade e, desde 2022, atua como assistente administrativo pleno. Ela reforça a importância da autoconfiança para quem deseja atuar no agro ou na bioenergia: “A Atvos incentiva a conquista de espaço pelas mulheres e nos impulsiona a sonhar mais alto”.
Na Unidade Água Emendada, em Perolândia (GO), Fabrícia Marques Alves passou de garçonete a multiplicadora, responsável por treinar outros colaboradores na empresa. “Ao ingressar na Atvos, ganhei forças para ir além do que podia imaginar e aprendi que não podemos deixar que o preconceito nos abale na nossa profissão. Agora, como multiplicadora, estou conhecendo novas áreas que não sabia que era capaz de trabalhar”.
Em Mirante do Paranapanema (SP), Raquel Benito do Nascimento quebrou barreiras ao se tornar a primeira soldadora industrial da Unidade Conquista do Pontal. Mãe e profissional dedicada, ela inspira outras mulheres: “Lugar de mulher é onde ela quiser, e seu espaço precisa ser respeitado”. Ela iniciou sua trajetória na Atvos em 2007 e hoje atua na manutenção industrial, contribuindo com planejamento, controle e serviços técnicos nas oficinas da operação.
Sobre a Atvos A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar mais milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Com oito unidades agroindustriais localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, emprega mais de 11 mil pessoas e impacta positivamente o desenvolvimento socioeconômico de 23 municípios.
Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de Créditos de Descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2028. Ainda no campo da sustentabilidade, obteve as certificações ISCC EU, ISCC PLUS, ISCC CORSIA e ISCC CORSIA PLUS, que a habilitam a comercializar produtos derivados da cana-de-açúcar, como os biocombustíveis, para a União Europeia, Ásia e países do Sul Global. Esses selos reforçam sua jornada na liderança na transição energética global. Mais informações clique aqui. |
Comentários
Postar um comentário