Iniciativas de magistrado paulista são destaques no 5º Prêmio Prioridade Absoluta

 Dois projetos da área da Infância foram contemplados.

 

Priscila Silveira Duarte Pasqual, Yonei Tavares Scotelari de Souza, Evandro Pelarin,
 Edson Fachin, Cesar Akira Fukassawa e Alexandre de Assis Souza

Reconhecimento a práticas de promoção e valorização
 dos direitos de crianças, adolescentes e jovens

Vencedores da 5ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta

Evento no auditório do CNJ

Na abertura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Edson Fachin, destacou a importância da cooperação entre o sistema de Justiça, o ambiente acadêmico, o setor privado e a sociedade civil em iniciativas voltadas à infância. “Cada prática reconhecida aqui é um ato de resistência contra a indiferença; é uma semente plantada no solo da efetividade da Constituição. São gestos que reafirmam o que fazemos: julgar para proteger, servir e restaurar a confiança social”, afirmou.
Compuseram a mesa de honra os conselheiros do CNJ Renata Gil de Alcantara Videira, José Edivaldo Rocha Rotondano, Daniela Pereira Madeira, Guilherme Guimarães Feliciano, Pablo Coutinho Barreto, João Paulo Santos Schoucair e Ulisses Rabaneda; e a secretária-geral do CNJ, Clara da Mota Santos Pimenta Alves. Também estiveram presentes o diretor da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa) de São José do Rio Preto, Alexandre de Assis Souza; a gerente de projetos da Associação dos Profissionais em Tecnologia da Informação (Apeti), Yonei Tavares Scotelari de Souza; e os servidores da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto Cesar Akira Fukassawa (coordenador) e Priscila Silveira Duarte Pasqual (psicóloga judiciária).
Instituído pela Resolução nº 355/20, o Prêmio Prioridade Absoluta destaca programas voltados à promoção, valorização e respeito dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens com a prioridade absoluta determinada na Constituição Federal e nas leis infraconstitucionais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância. Assista ao vídeo da solenidade e confira a lista dos vencedores.

Projeto Start Tech – Transformando Vidas pela Tecnologia – criado em 2024, em parceria com a Apeti e o apoio do Instituto Rodobens, tem como objetivo capacitar jovens da Fundação Casa na área de tecnologia. Oferece semanalmente aulas de TI e hardware àqueles que estão próximos de conquistar a liberdade, promovendo a ressocialização e ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. Além de aulas sobre montagem de computadores, cabeamento, redes Wi-Fi e softwares, recebem orientações em soft skills, como habilidades emocionais, preparação para entrevistas de emprego e elaboração de currículo. Confira reportagem veiculada no jornal TEM Notícias – 2ª edição, da Rede Globo.
Ratione Ambiental – o Projeto Ratione foi idealizado pelo Núcleo de Avaliação Psicológica da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto para prevenir atos infracionais praticados por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Composto por equipe interdisciplinar, tem como uma de suas frentes o Ratione Ambiental, que conta com o apoio do 4º Batalhão de Polícia Ambiental para promover ações educativas, convivência com agentes públicos de segurança e práticas de preservação da natureza. Atua em escolas públicas estaduais, oferecendo oficinas, rodas de conversa e atividades sustentáveis, como visitas in loco e plantios.

Comunicação Social TJSP – BC (texto) / CNJ (fotos)

Comentários