Livro celebra a arte, a empatia e a sensibilidade com técnica rara de ilustrações em lousa, bastidores musicais e envolvimento com a natureza, convidando crianças e adultos a um "fraterno encontro"
Lançamento do livro marca os 25 anos da trajetória de contação de histórias de Ilana Pogrebinschi
Público da FLIP acompanhando a contação da história no primeiro evento de lançamento - Foto: Bruno Leão |
A consagrada atriz, musicista e contadora de histórias Ilana Pogrebinschi lança seu primeiro livro infantil A Menina e a Viola em São Paulo. O evento será no dia 25 na Livraria Antroposófica, casa da editora responsável por levar o projeto para o papel. Publicado pela Editora Antroposófica e ilustrado por Verônica Calandra, o livro apresenta desenhos em lousa, imagens expressivas e uma música original — acessível a partir da leitura de um QR code — que amplia a experiência de leitura e escuta. O evento começa às 14h.
“A Menina e a Viola é uma história canção que convida o leitor a girar na roda da sensibilidade, da arte e da esperança. Um livro para pessoas de todas as idades que acreditam que a beleza ainda pode transformar o mundo. A ideia é transportar as crianças, e os adultos para uma animada roda que celebra a vida”, afirma Ilana, que começou a imaginar essa obra ainda aos 19 anos.
A programação será ao longo da tarde e conta com desenho ao vivo em lousa pela ilustradora que trouxe cor ao universo do livro, Verônica Calandra, contação da história com a autora Ilana Pogrebinschi e sessão de autógrafos.
O livro conta com texto de quarta capa da psicanalista e autora Ninfa Parreiras e uma equipe dedicada formada por Patrícia Montês (preparação), Carla Bettelli (revisão), Patrícia Oliveira (projeto gráfico), Tainá Floret (editorial) e Ricardo Szpilman (transcrição e edição da partitura). A canção A Menina e a Viola, composta por Ilana e interpretada por ela e pelo violonista Luciano Camara, já está disponível em todas as plataformas de streaming.
A autora, que nasceu em São Paulo e foi morar no Rio de Janeiro aos 12 anos, se sente em casa nessa etapa da agenda de lançamentos. Segundo Ilana, “É a minha cidade natal e, mesmo tendo me mudado, nunca deixei de frequentar. Ainda tenho família no estado e sempre voltei em diferentes fases da minha carreira, com a companhia de teatro, com Os Tapetes Contadores de Histórias, fui recentemente visitar a gráfica para ver como o livro estava ficando. É um movimento de levar esse projeto que foi gestado com tanto amor, para um lugar que é tão familiar”.
Sucesso em Paraty
A agenda de lançamentos de A Menina e a Viola teve seu ponto de partida na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no dia 02 de agosto, e foi um sucesso. O evento incluiu uma roda de conversa sobre o livro e as tradições populares, seguida por contação de histórias e sessão de autógrafos. A ocasião foi uma oportunidade de contato e troca com o público que estava presente, para o qual a autora também trouxe um pouco de música acústica.
A autora também organizou e participou de eventos no Rio de Janeiro, Teresópolis e Nova Friburgo. Também estão planejados eventos em Barra de São João e Belo Horizonte.
Ilana Pogrebinschi
Ilana Pogrebinschi é atriz, contadora de histórias, escritora, diretora e musicista. Este ano completou 25 anos como contadora de histórias e lançou seu primeiro livro infantil na FLIP A menina e a viola pela editora Antroposófica. Centenas de pessoas já participaram das Oficinas de Formação de Contadores de Histórias e de mentorias personalizadas.
Participa de eventos nacionais e internacionais. Com a Cia Atores de Laura representou o Brasil na Biennale Theatre Jeunes Publics em Lyon, França. No cinema, participou como atriz no longa, Rio de Clarice que estreia em 2026.
Integrou o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias por 10 anos. Participou de exposições interativas em vários estados brasileiros.
Tem mais de 200 vídeos de histórias no Instagram e no YouTube, alguns viralizaram.
Criadora da Comunidade Amo ouvir e contar histórias e do Clube das Leituras Inspiradoras.
Serviço
Lançamento do livro: A Menina e a Viola (Ilana Pogrebinschi) em São Paulo
Dia e horário: 25 de outubro (sábado), a partir das 14h
Local: Livraria Antroposófica - Espaço Cultural Rudolf Steiner – Rua da Fraternidade, 156 - Santo Amaro
Comentários
Postar um comentário