![]() |
Florilégio - Grupo Pombas Urbanas - Fotos de Ricardo Avellar |
No espetáculo, histórias reais se transformam em arte, conectando vozes da capital aos territórios populares do interior, como Jales, Santa Fé e Andradina, onde o grupo se apresenta nos próximos dias.
Cidades de Jales, Santa Fé do Sul e Andradina terão apresentações gratuitas do Grupo Pombas Urbanas
O Grupo Pombas Urbanas (@grupopombasurbanas), referência no teatro comunitário e de rua em São Paulo, está realizando uma temporada gratuita de apresentações do espetáculo “Florilégio”, levando ao interior paulista uma montagem sensível que transforma histórias reais em cena. Com quase quatro décadas de atuação nas periferias, o grupo promove uma temporada que busca conectar vozes da capital aos territórios populares do interior.
No dia 17 de outubro de 2025 (sexta-feira), às 20h30, com entrada gratuita a tradução em LIBRAS, o grupo se apresenta na Praça Dr. Euphly Jalles, em Jales. No sábado, dia 18 de outubro, às 19h30, com entrada gratuita, o grupo se apresenta na Praça Salles Filho, em Santa Fé do Sul. E em 19 de outubro (domingo), às 10h30, com entrada gratuita, o grupo se apresenta na Sociedade São Vicente de Paula, em Andradina.
Inspirado em histórias de vida de moradores e moradoras de Cidade Tiradentes, bairro localizado na periferia da Zona Leste de São Paulo, e guiado pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, o espetáculo é um convite poético e sensível a refletir sobre memória, esperança, resistência e futuro. A montagem aborda as diversas opressões vividas em territórios marginalizados, sem deixar de revelar a potência das relações comunitárias como força transformadora da realidade.
Segundo a diretora Vanéssia Gomes, o espetáculo é uma metáfora sobre “o acender dos vagalumes em meio à escuridão”, uma imagem inspirada no filósofo Georges Didi-Huberman. “Se olharmos para os vagalumes com o olhar que tínhamos na infância, podemos encarar a vida de outra maneira e compreender que não estamos sozinhos. Existe sempre uma luz no fim do túnel, apesar dos desafios em nossa existência”, afirma.
O espetáculo “Florilégio” mostra o quão potente pode ser a luta e a transformação de um ser, ressaltando que, apesar dos desafios em nossa existência, ainda podemos acreditar mais na sabedoria da vida, buscando soluções para os momentos de crise com sensatez.
A apresentação integra o projeto "Pombas Urbanas: comunidade nas comunidades – ampliando conexões", contemplado no Edital Fomento CULTSP – PNAB nº 27/2024 - Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais, que busca conectar narrativas de uma comunidade popular da capital às comunidades populares do interior paulista. Passado por 22 cidades, a iniciativa visa ocupar espaços como quilombos, aldeias indígenas, instituições sociais, praças e territórios culturais, mobilizando a população local e valorizando a cultura popular, promovendo o acesso à arte e fortalecendo os laços comunitários por meio do teatro.
Informações: www.facebook.com/
Serviço: Espetáculo “Florilégio” - Com Grupo Pombas Urbanas
Sinopse: Inspirado em histórias reais de moradores da periferia de São Paulo, o espetáculo convida o público a refletir sobre a força da coletividade diante das dificuldades da vida. Com base no conceito de “esperançar”, de Paulo Freire, a peça mistura poesia e realidade para falar de memórias, desafios, violências e solidão, mas também da esperança, da luta e da potência das relações comunitárias para transformar vidas. É um retrato sensível de um território marcado por contrastes, onde resistir é um ato coletivo.
Duração: 60 minutos. Grátis - Classificação Livre
Quando: 17 de outubro de 2025 (sexta-feira), às 20h30 - Onde: Praça Dr. Euphly Jalles - Jales/SP
Com tradução em LIBRAS
Quando: 18 de outubro de 2025 (sábado), às 19h30 - Onde: Praça Salles Filho, s/n - Santa Fé do Sul/SP
Quando: 19 de outubro de 2025 (domingo), 10h30- Onde: Sociedade São Vicente de Paula - Andradina - Andradina/SP
Comentários
Postar um comentário